O Clube Atlético Riachense, que disputava o Campeonato Nacional de Seniores (CNS), vai oficializar hoje à Associação de Futebol de Santarém e à Federação Portuguesa de Futebol a sua desistência da prova, invocando razões financeiras e desportivas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do clube de Riachos, concelho de Torres Novas, Luís Carlos Dias, confirma a desistência e explica que, mesmo mantendo a atual equipa, que disputou a primeira fase e ficou no nono e penúltimo lugar da série F do CNS, o clube iria gastar mais de 20 mil euros até final da época e dificilmente conseguiria escapar à despromoção.

Nos 18 jogos da primeira fase, o Riachense venceu apenas por uma vez e empatou quatro, tendo perdido os restantes 13 encontros, com um total de 16 golos marcados e 43 sofridos.

"Pensamos que, com esta equipa, resultados como os da última jornada [derrota por 7-1] iriam repetir-se, o que não iria dignificar em nada o clube, pelo que tomámos a decisão de desistir", disse Luís Carlos Dias.

O dirigente relatou que a decisão foi consensual entre os órgãos sociais e que os jogadores e equipa técnica, apesar de terem ficado tristes, também acabaram por perceber. Alguns dos atletas já rumaram mesmo a outros clubes.

Com esta desistência da fase final, que tem 14 jornadas, o Atlético Riachense vai pagar uma coima de 2.550 euros e ficará impedido de jogar nos campeonatos nacionais durante duas épocas. O presidente do clube, cujo mandato termina em maio, acredita que o clube voltará a ter equipa sénior na próxima época, indo disputar o distrital de Santarém, mas diz que essa é uma decisão que caberá à próxima direção.

Fundado em 1932, o Riachense é um dos clubes mais representativos da Associação de Futebol de Santarém e era presença regular na antiga III divisão nacional. Agora, disputava o Campeonato Nacional de Seniores, terceiro escalão do futebol português, que unificou a II divisão B e a III.