O Sporting Clube de Tomar comemora este ano o seu centenário, “orgulhoso” do “longo e vasto historial” e do “rico espólio” retratados e contados no livro que vai lançar no dia que assinala os 100 anos da sua criação.

Ricardo Cardoso, presidente do clube, disse à agência Lusa que a comemoração, que se iniciou a 01 de janeiro com o lançamento do “vinho do centenário”, se vai prolongar até dezembro, sendo o dia 26 de fevereiro, data da fundação, destinado à apresentação do livro que conta a história do Sporting de Tomar e retrata um vasto espólio reunido por “muitos sócios e amigos do clube” e que se encontrava disperso.

O percurso de um clube que começou no futebol, mas que acabou por ter no hóquei em patins o seu desporto de eleição, vai estar patente na exposição que será inaugurada no dia 14 de fevereiro, estando agendada para dia 28 uma gala e um jantar do centenário, ponto alto da comemoração.

A partir de 22 de março e até 03 de outubro, vão decorrer vários torneios, tanto de hóquei em patins (de veteranos e em homenagem ao recentemente falecido atleta João Campelo, a 22 de março, e de juvenis, de 02 a 04 de abril), como de patinagem artística (09 e 10 de maio) e judo (23 de maio e 03 de outubro).

Atualmente com 1.200 sócios ativos e mais de 250 atletas, além do hóquei e da patinagem artística, o clube reabriu as modalidades de judo e de ténis de mesa, querendo a atual direção retomar igualmente o tiro com arco (que teve no passado vários títulos conquistados e atletas internacionais). Em funcionamento estão também as secções de campismo e de krav maga, adiantou.

“Temos um papel importantíssimo na formação de jovens, na dimensão humana e social do desporto”, disse Ricardo Cardoso à Lusa, sublinhando as gestões equilibradas e a implantação na comunidade, patente no grande envolvimento e paixão dos associados, que, em sua opinião, ajudam a explicar a longevidade do clube.

Fundado pelo entusiasmo de alguns tomarenses em 26 de fevereiro de 1915, o clube começou por ter as modalidades de ginástica e futebol, para cuja prática foi construído em campo na década de 1920, e tornou-se a primeira filial do Sporting Clube de Portugal em 09 de abril de 1922, altura em que o leão foi colocado por cima da cruz de Cristo no emblema do clube.

O crescimento da cidade ditou o desaparecimento do campo (onde está atualmente o mercado municipal e a ponte que liga as duas margens do Nabão), constituindo o momento de viragem para o hóquei em patins, masculino, modalidade que tem trazido ao clube títulos como o de campeão nacional da II divisão nas épocas de 1980/81, 1993/94 e 1999/00 e a participação na Taça CERS, uma competição europeia.

Coletividade de Utilidade Pública desde 1984, o clube exibe no seu espólio a primeira medalha de Mérito e Dedicação Leonina (1940), a medalha de Bons Serviços Desportivos (1990) e a medalha de Mérito e Dedicação do SCP (2005).

Além do plano desportivo, o Sporting Clube de Tomar marcou a história da cidade pela ação nas vertentes social e cultural, tendo inaugurado no seu campo um Animatógrafo (1923) e, em 1929, o ‘Cine Sporting’, além das festas de S. João e S. Pedro, das ‘batalhas de flores’ ou das gincanas, promovidas com finalidades de beneficência.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.