O Anadia foi a sensação na última jornada da primeira fase do Campeonato de Portugal de futebol, ao conseguir no último instante um lugar entre as 16 equipas que vão discutir o acesso à II Liga.

Os dois primeiros classificados de cada uma das oito séries ganhavam o ‘passaporte’ para a fase de decisão – de subida à II Liga profissional -, e o Anadia, na Série D, foi a única das que partiam em desvantagem que conseguiu o apuramento.

Numa ‘poule’ em que o Estarreja já estava qualificado, a luta era entre Lusitano Vildemoínhos, que partia com 29 pontos, e Anadia, com 28, e cujas posições se inverteram graças à derrota do primeiro (1-3 com o líder) e à vitória do segundo (7-1 ao Oliveira de Frades).

Apurados antes desta 18.ª e última ronda estavam já Fafe e Vizela (Série B), Gondomar (Série C), Estarreja (Série D), Praiense (Série E), União de Leiria (Série F) e Cova da Piedade (Série H).

Hoje, ao manterem as posições, qualificaram-se também Bragança e Vilaverdense (Série A), Pedras Rubras (Série C), Anadia (Série D), Angrense (Série E), Benfica Castelo Branco (Série F), Casa Pia e 1.º de Dezembro (Série G) e Moura (Série H).

As 16 eleitas serão agora distribuídas em dois grupos de oito equipas, jogados a duas voltas e cujos vencedores se qualificam diretamente para a II Liga, disputando o título do terceiro escalão numa final em camp o neutro. Os segundos classificados disputam uma terceira vaga, numa eliminatória a duas mãos.

Em relação aos 64 não apurados nesta fase no Campeonato de Portugal serão agrupados em oito séries de oito equipas, numa fase igualmente a duas voltas, em que os dois últimos de cada descem aos campeonatos distritais.

As equipas sextas classificadas realizam um ‘play-off’, que decidirá mais quatro descidas.