Vários imóveis do Sport Clube Vianense vão a hasta pública a 23 de fevereiro no âmbito da execução lançada por uma instituição bancária que reclama o pagamento de um empréstimo, em atraso, que ronda os 300 mil euros.

De acordo com o edital consultado hoje pela agência Lusa, a hasta pública, que vai realizar-se através de proposta em carta fechada, inclui a sede do clube centenário, o estádio Doutor José de Matos e uma casa situada junto àquele complexo desportivo.

O Sport Clube Vianense, que completa em março 118 anos de existência, é um dos clubes mais antigos do país. Milita no Campeonato de Portugal, no qual ocupa o oitavo lugar com nove pontos.

A equipa sénior defrontou, em outubro de 2015, o Benfica para Taça de Portugal de futebol, tendo perdido por 2-1.

Segundo o edital hoje publicado, a sede, situada em pleno centro de Viana do Castelo tem um valor base para venda superior a 570 mil euros, o estádio atinge mais de 2,4 milhões euros, e à habitação foi fixado um valor mínimo para venda de 29.750 euros.

"Os proponentes devem juntar à sua proposta, como caução, um cheque visado à ordem do solicitador de execução no montante correspondente a 5% do valor base", lê-se no edital.

Fonte judicial contactada pela agência Lusa explicou que, "caso não surjam interessados, o agente de execução e o exequente poderão marcar nova hasta pública ou tentar a venda daqueles bens através de outro modelo".

Já em fevereiro de 2014 vários bens móveis do Sport Clube Vianense e de quatro dirigentes foram alvo de penhora no âmbito da mesma dívida.

Em causa está um empréstimo de 286 mil euros (acrescido de juros), contraído pela direção do Vianense em 2011, mas cujas prestações mensais, devido às conhecidas dificuldades financeiras do centenário clube de Viana do Castelo, estão em atraso.

Fundado em 1898, o Sport Clube Vianense é o maior clube desportivo do concelho de Viana do Castelo e já conquistou cerca de duas dezenas de títulos no futebol, modalidade em que disputa vários campeonatos, incluindo nacionais, nos diferentes escalões etárias.

A venda dos imóveis do clube está marcada para dia 23, às 14:00, no tribunal de Viana do Castelo.