Angola 1-0 Camarões

19-12-2012 19:58

Finalmente uma vitória dos "palancas negras"

Mabiná marcou o único golo que deu a primeira vitória a Angola em três jogos de preparação ao CAN2013.
Finalmente uma vitória dos

Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt

Ao terceiro jogo de preparação, um triunfo. Angola venceu os Camarões por 1-0, em jogo amigável disputado no estádio da Tundavala no Lubango, num relvado em péssimas condições. Mabiná foi o autor do golo dos "palancas negras" frente a um adversário que apenas utilizou jogadores que atuam no campeonato dos Camarões.

A entrada de Angola no jogo foi de... leão: no 1º minuto Yano rematou de cabeça mas para fora e pouco tempo depois foi Geraldo a desperdiçar nova oportunidade para marcar.

A partir daí o jogo de Angola decaiu, muito por culpa do estado do relvado na Tundavala. Relva irregular, muita areia, com os jogadores a escorregarem muito e sentirem enormes dificuldades para desenvolverem o seu futebol. Os adeptos que encherem por completo o estádio mereciam que os jogadores tivessem outras condições para lhes proporcionar um bom espetáculo.

O meio-campo angolano, com Manuel, Fabrício e Geraldo, tinha dificuldades em ligar o jogo com os homens da frente. Para piorar as coisas, a defesa voltou a evidenciar muitas dificuldades, com perdas de bola em zonas perigosas que só não deram golo por acaso.

Apenas Yano mostrava maior fulgor e vontade. Em três ocasiões o avançado do Progresso de Sambizanga criou perigo junto da baliza dos Camarões, sendo que numa delas viu um defesa cortar, com a cabeça, um remate já em cima da linha de golo.

No segundo tempo, o golo de Mabiná foi o corolário de uma maior ascendente da formação angolana. Depois de Geraldo ter desperdiçado uma soberana oportunidade, Mabiná que rendeu Mingo Bille, abriu o marcador.

Após passe de Fabrício para a direita que surpreendeu a defesa camaronesa, Mabiná entrou na área e à saída do guarda-redes, atirou para o funo da baliza, provocando uma explosão de alegria nas bancadas da Tundavala.

O jogo que até estava a ser bem disputado, passou a ter algumas situações complicadas para o juíz da partida, devido a dureza com que os camaroneses colocavam na disputa dos lances. Em função disso, Mingo Bille, Dany Massunguna e Geraldo, tiveram de abandonar o jogo com muitas queixas. O árbitro Romualdo Baltasar foi obrigado a puxar da cartolina amarela em algumas situações para sancionar os camaroneses, que noutros jogos dariam para vermelho.

Após o golo sofrido, os "leões indomáveis" saíram à procura do empate, que não surgiu porque Lamá esteve atento e também por causa do desacerto dos atacantes camaronenses, uma vez que a defesa angolana continuava a cometer erros.

Angola poderia ter aproveitado o espaço nas costas da defesa camaronesa mas raramente conseguiu encetar um contra-ataque. Ainda assim, acabou com o "credo na boca", a ver os Camarões dar o tudo por tudo para o empate. Ao contrário do que aconteceu frente a Gâmbia, os "palancas negras" conseguiram segurar o resultado até ao final.

Foi a primeira vitória em jogos de preparação para o CAN2013, depois dos empates a uma bola frente as seleções do Congo Brazzaville e da Gâmbia.

A formação de Gustavo Ferrín volta a jogar este sábado, agora no Estádio 11 de Novembro em Luanda, frente ao Rwanda, em novo jogo de preparação.