CAN´2013

24-01-2013 16:59

Gana bate Mali e está perto dos quartos-de-final

O Gana passa a somar quatro pontos no Grupo B, contra três dos malianos
 Gana bate Mali e está perto dos quartos-de-final

Por Evandro Delgado, em Port Elizabeth sapodesporto@sapo.pt

O Gana está quase apurado para os quartos-de-final do CAN´2013. Os Black Stars vencer o Mali por 1-0, golo de Mubarak, na marcação de uma grande penalidade.

Mas poderia ter sido o Mali o primeiro a marcar. Uma asneira do guarda-redes Dauda logo no início do jog ia custando caro ao Gana. Saiu fora da baliza e foi obrigado a jogar a bola com as mãos fora da área para impedir o golo maliano. O árbitro foi "amigo" e apenas mostrou amarelo, com os malianos desesperados a pedirem vermelho direto. Na marcação do livre, Keita quase que fez golo.

Respondeu o Gana em duas ocasiões. Primeiro por Gyan a rematar já dentro da área mas contra um adversário. Depois foi Adomah, num grande remate de fora da área que saiu pouco por cima.

Mas o Gana viria a marcar aos 38 minutos por Wakaso, que converteu com classe uma grande penalidade. Tamboura fez um "carrinho" dentro da área, derrubando o ganês Badu. Penalty sem contestação. Antes do penalty, Badu já tinha atirado ao poste, num cabeceamento.


No segundo tempo, o Mali não conseguiu inverter o rumo do jogo. Os lances mais perigosos continuaram a pertencer ao Gana, embora os Black Stars só criassem perigo mesmo com remates de fora da área: Primeiro Badu e depois Asante, mas Samassa negou o golo aos ganeses.

Os malianos tentaram o tudo por tudo na parte final mas nunca criaram uma verdadeira oportunidade.

Tal como nos encontros anteriores entre estas duas equipas, voltou-se a marcar apenas um golo. Com esta vitória o Gana soma quatro pontos contra três dos malianos e estão mais perto dos quartos-de-final do CAN´2013.