CAN2015

24-01-2015 14:25

Rui Águas afina pontaria dos "Tubarões Azuis"

Seleção de Cabo Verde trabalha finalização para "mudar a inspiração" dos jogadores.
rui aguas protesta can2015 caboverde

Rui Águas protesta durante um jogo do CAN2015

Por SAPO Desporto c/Inforpress sapodesporto@sapo.pt

O selecionador nacional privilegiou no treino de hoje o capítulo da finalização para “mudar a inspiração” dos jogadores e fazer com que a seleção regresse aos golos já contra a Zâmbia.

Rui Águas disse que, com esta estratégia, quer fazer “algo mais que possa fazer a diferença”, isto é, ter uma equipa rematadora, o que a seu ver Cabo Verde vem tentando ao longo do tempo, por entender “ser o normal em toda a equipa”.

Para isto, ensaiou e exigiu dos atletas espontaneidade nos remates, argumentando que, em geral todas as equipas que desfrutam “desta raiz técnica gostam de tocar na bola, isto é um bocadinho difícil de contrariá-las, mas de qualquer maneira estão avisados para rematarem assim eu surgirem as possibilidades”.

Em relação às dúvidas existentes nos “Tubarões Azuis”, nome popular da selecção de futebol de Cabo Verde, diz esperar para este domingo para tirar as ilações, mas admite que o médio Babanco apresente o quadro clínico mais complicado.

“É pena porque Babanco está num bom momento (… ) fez um jogo espectacular, este último. Veremos se é possível, se não for possível… A vida é assim e estão mais colegas prontos e desejosos de se mostrarem”, enaltece.

A este propósito concorda que Tony Varela possa ser uma hipótese para esta opção, asseverando, por outro lado, que Cabo Verde desconfia sempre dos adversários quanto às suas eventuais baixas.

É que a seleção zambiana tem estado com um quadro clínico preocupante, com a lesão de Mayuca, seu jogador de referência, no centro das preocupações.

Rui Águas disse que independentemente de todas as contrariedades, próprias de uma competição, cabe a Cabo Verde concentrar-se e dar o seu máximo pela qualificação aos quartos-de-final que, alerta, passa pela vitória.

O jogo decisivo Cabo Verde x Zâmbia realiza-se às 19 horas locais (17 de Cabo Verde) no Estádio Ebebyin e conta para a terceira e última jornada do Grupo B do Campeonato Africano das Nações, CAN’2015.

Conteúdo publicado por Sportinforma