Futebol

05-09-2016 11:29

Estas são as 16 seleções que vão disputar o CAN2017

Três seleções campeãs africanas ficaram de fora da competição: África do Sul (1996), Zâmbia (2012) e Nigéria (1980, 1994, 2013).
Cabo Verde e Zâmbia ficaram de fora

Cabo Verde e Zâmbia ficaram de fora

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Tunísia, República Democrática do Congo, Burquina Faso, Uganda e Togo foram as últimas seleções a garantir vaga, este domingo, para a Copa Africana de Nações-2017, que será realizada em janeiro de 2017 no Gabão, após a disputa da 6ª e última rodada da fase de grupos de apuramento.

Quem tinha a situação mais complicada era Burquina Faso, que garantiu a classificação aos 99 minutos de jogo graças a um gol de Banou Diawara que valeu a vitória sobre uma equipe de Botswana com apenas nove jogadores em campo.

Estas cinco equipas e o país anfitrião se juntam às outras seleções classificadas: Marrocos, Argélia, Camarões, Senegal, Gana, Egito, Máli, Zimbábue, Guiné-Bissau e Costa do Marfim, atual campeão africano.

Três seleções campeãs africanas ficaram de fora da competição: África do Sul (1996), Zâmbia (2012) e Nigéria (1980, 1994, 2013).

Cabo Verde esteve prestes a conseguir o apuramento mas perdeu, de forma surpreendente, em casa na última jornada frente a Líbia e ficou de fora. Os Tubarões Azuis só precisavam de vencer pela margem mínima, tendo em conta os resultados deste domingo, para conseguir o apuramento, mas falhou os objetivos.

Desta vez é a Guiné-Bissau o representante dos PALOP na prova maior do futebol africano. Os guineenses estão pela primeira vez numa fase final de um CAN.

Apurados para o CAN2017: Gabão, Tunísia, República Democrática do Congo, Burquina Faso, Uganda, Togo, Marrocos, Argélia, Camarões, Senegal, Gana, Egito, Máli, Zimbábue, Guiné-Bissau e Costa do Marfim.

Conteúdo publicado por Sportinforma