Futebol/África

13-03-2017 13:05

Problemas financeiros afastam Malawi das competições africanas

Federação de Futebol do Malawi (FAM) vai desistir da qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019 e da edição de 2018 do Campeonato das Nações Africanas (CHAN).
Futebol
Foto: EBRAHIM HAMID

Malawi não participará nas provas africanas

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação de Futebol do Malawi (FAM) anunciou esta segunda-feira que vai desistir da qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019 devido a problemas financeiros.

A mesma federação também vai abdicar da edição de 2018 do Campeonato das Nações Africanas (CHAN), prova que junta as melhores seleções africanas, mas apenas com jogadores a atuarem no continente.

Em comunicado, a FAM justificou esta decisão com “falta de fundos” e afirmou que foi tomada “depois de ponderadas várias hipóteses”.

Consciente das “implicações negativas”, já que se arrisca a ser suspensa pela Confederação Africana de Futebol (CAF), a FAM tomou esta decisão “devido ao atual nível de desespero”.

A FAM tem sido financiada exclusivamente pelo Governo do país, depois de várias empresas terem retirado os seus patrocínios devido à crise financeira.

O ministro dos Desportos do Malawi, Henry Mussa, considerou esta opção “precipitada”, acusando a FAM de ter tomado esta decisão “sem ponderar outras alternativas”.

Conteúdo publicado por Sportinforma