O antigo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca visitou na quinta-feira, a seleção cabo-verdiana de futebol que se prepara para a 34.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), anunciou, esta sexta-feira, a federação.

Segundo a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o antigo Presidente da República de Cabo Verde, que aproveita a sua curta estadia em Portugal, deslocou-se a Troia, distrito de Setúbal, para visitar a seleção nacional, que encerra, esta sexta-feira, o seu estágio para a 34.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), a disputar na Costa do Marfim, entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro.

"Jorge Carlos Fonseca, acompanhado da família, desejou força à equipa, e deixou pensamentos positivos, tendo até recordado o CAN2013, quando era Presidente, onde esteve na África do Sul, para assistir e apoiar os Tubarões Azuis", lê-se no comunicado da FCF.

No final da visita, a equipa ofereceu uma das camisolas de jogo, autografada por todos os elementos, agradecendo a visita de Jorge Carlos Fonseca e família.

Jorge Carlos Fonseca foi Presidente de Cabo Verde, em dois mandatos, de 2011 a 2021.

Político (da área do Movimento para a Democracia – MpD, no poder em Cabo Verde), jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, professor universitário e escritor, foi o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros após as primeiras eleições livres em Cabo Verde (1991) e foi eleito o quarto Presidente em 07 de agosto de 2011 – e reeleito em 2016 -, após ter falhado a eleição na primeira tentativa, em 2001.

Sucedeu-lhe no cargo, ao fim do limite de dois mandatos previstos na Constituição, José Maria Neves, eleito quinto Presidente da República nas eleições de 17 de outubro de 2021.

A seleção cabo-verdiana deixa Portugal hoje, para deslocar-se para a Tunísia, onde irá prosseguir a sua última fase dos trabalhos de preparação para a competição a decorrer na Costa do Marfim, tendo agendado um jogo com a equipa nacional tunisina.

Cabo Verde partilha o Grupo B com as seleções do Gana, Moçambique e Egito, atual vice-campeão africano.

A seleção cabo-verdiana estreia-se em 14 de janeiro diante do Gana.

De acordo com o calendário divulgado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), os 'Tubarões Azuis', como é conhecida a seleção de Cabo Verde, voltam a jogar no dia 19 de janeiro, num duelo lusófono frente à sua congénere de Moçambique, e terminam a sua fase de grupos no dia 22, diante do Egito.

Esta vai ser a quarta participação de Cabo Verde na CAN, depois de África do Sul, em 2013, Guiné Equatorial, em 2015, e Camarões, em 2021.