A Costa do Marfim sofreu uma pesada derrota diante da Guiné Equatorial, na 3.ª ronda do Grupo A da Taça das Nações Africanas. A seleção da casa termina a fase de grupos com apenas três pontos, um registo negativo de três golos, situação que praticamente impossibilita que ainda se apure com um dos quatro terceiros melhores classificado.

No estádio Alassane Ouattara, os adeptos da casa viram a sua seleção a ser humilhada, num encontro onde falharam muitas oportunidades e adversário foi muito eficaz. Diomandé, central do Sporting, passou de titular a nem convocado.

No jogo, destaque para o avançado e capitão da Guiné Equatorial, NSue, autor de dois dos quatro golos, ele que lidera os melhores marcadores da prova, com cinco golos. Buyla e Ganet marcaram os restantes tentos da Nzalang Nacional.

A Guiné Equatorial apura-se e garante o primeiro lugar do grupo, com sete pontos.

Quem também se apurou neste grupo foi a Nigéria, de José Peseiro. Em Abijã, na terceira e decisiva jornada do Grupo A, a Nigéria bateu por 1-0 a Guiné-Bissau, que entrou em campo já sem possibilidades de seguir em frente. Opa Sanganté, com um autogolo, aos 36 minutos, decidiu a partida.

A seleção liderada por Peseiro terminou o agrupamento no segundo lugar, com sete pontos e em igualdade com a Guiné-Equatorial, primeira, que tem vantagem na diferença de golos, muito por culpa do 4-0 imposto à Costa do Marfim.

A equipa da casa terminou a fase de grupos no terceiro lugar com três pontos e um registo negativo de três golos, situação que praticamente impossibilita que ainda se apure com um dos quatro terceiros melhores classificado.

Nos oitavos de final, a Nigéria vai encontrar o segundo classificado do Grupo C, que será Senegal, Guiné ou Camarões.

A Guiné-Bissau, já eliminada, termina sem qualquer ponto: dois golos marcados e sete sofridos.

Nos oitavos de final, a Nigéria vai encontrar o segundo classificado do Grupo C, que será Senegal, Guiné ou Camarões.