O Mali derrotou Burkina Faso por 2-1 esta terça-feira (30) e apurou-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), em que terá pela frente a anfitriã Costa do Marfim.

Os malianos marcaram primeiro, graças a um autogolo do ex-Vitória de Guimarães Edmond Tapsoba, logo aos 3 minutos de jogo e ampliaram com o atacante Lassine Sinayoko no início do segundo tempo (47').

Dez minutos depois, Burkina Faso reduziu na conversão de uma grande penalidade pelo capitão Bertrand Traoré (57'), na sequência de uma mão na bola na área das Águias. Foi o terceiro golo de Bertrand Traoré na competição.

Na reta final, Burkina chegou a empatar, mas Issoufou Dayo estava em fora de jogo quando mandou a bola de cabeça para o fundo das redes (90').

O Mali chega pela primeira vez aos quartos de final da CAN desde 2013. A sua adversária será a Costa do Marfim, que venceu todos os confrontos anteriores entre diante dos malianos pela CAN: 3-0 na fase de grupos de 2008, 1-0 nas semifinais de 2012 e 1-0 nos oitavos de final de 2019.

Burkina Faso, semifinalista há dois anos, três vezes nas última cinco edições, cai nos oitavos de final da maior prova de seleções de África.