O defesa Reinildo, do Atlético de Madrid, e o extremo Geny Catamo, do Sporting, são os destaques da convocatória da seleção moçambicana de futebol para a Taça das Nações Africanas (CAN2023), esta sexta-feira, anunciada.

“O Reinildo ainda não está a competir, mas está com ganas de poder ajudar a seleção nacional. Ele quer dar a vida pela pátria”, declarou Chiquinho Conde, durante uma conferência de imprensa, em Maputo.

No total, 23 atletas foram chamados representar Moçambique na fase final da prova, que vai decorrer na Costa de Marfim, e, além de Reinildo Mandava, os 'mambas' contam ainda com Geny Catamo, que tem estado a ganhar espaço no Sporting e que renovou, esta sexta-feira, contrato com os 'leões' até 2028, ficando agora com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

A seleção moçambicana qualificou-se, em setembro, para a 34.ª edição da CAN, a disputar em 2024, naquela que será a sua quinta participação na prova.

Moçambique regressa a uma fase final 13 anos depois da última presença, em 2010, juntando-se a Guiné-Bissau, Cabo Verde, que asseguraram ambas a quarta participação, e Angola, que vai somar a nona presença.

Os 'mambas' estão integrados no Grupo B, com o Gana, Cabo Verde e Egito.

O primeiro adversário é o Egito, treinado pelo português Rui Vitória, no dia 14 de janeiro.

A CAN2023, que deveria ter sido realizada entre 23 de junho e 23 de julho deste ano, foi adiada devido às inundações ocorridas na Costa do Marfim, que vai acolher a 34.ª edição da competição, entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.

Lista dos 23 convocados:

- Guarda-redes: Ernan Siluane (União Desportiva do Songo, Moç), Facisistêncio João (Ferroviário de Nampula, Moç) e Ivane Urrubal (Black Bulls, Moç).

- Defesas: Ifren Matola (União Desportiva do Songo, Moç), Domingos Macandza (Costa do Sol, Moç), Reinildo (Atlético de Madrid, Esp), David Matola( FC Noah, Arm), Bruno Langa (Desportivo de Chaves, Por), Edmilson Dove (Kaizer Chiefs, Afs), Mexer (Bandirmaspor, Tur) e Nené (Black Bulls, Moç).

- Médios: Amade Momade (União Desportiva do Songo, Moç), João Bonde (Ferroviário da Beira, Moç), Guima (Desportivo de Chaves, Por), Shaquille Nangy (Ferroviário de Maputo, Moç), Alfonso Amade (Oostende, Bel) e Elias Pelembe (União Desportiva de Songo, Moç).

- Avançados: Clésio Baúque (FC Honka, Fin), Geny Catamo (Sporting, Por), Witi (Nacional, Por), Gildo Vilanculos (Amora, Por), Stanley Ratifo (Pforzheim, Ale) e Pachoio Lau Ha King (Sagrada Esperança, Ang).