Zâmbia e RD Congo não foram além de um empate a uma bola, em jogo da primeira jornada do Grupo B do CAN2015. Os zambianos marcaram ced o por Singuluma, logo aos dois minutos, Bolasie empatou para os congoleses aos 66. A RD Congo teve várias oportunidades mas pecou na finalização.

Frente-a-frente duas seleções vizinhas que já se encontraram em seis ocasiões, sempre nas eliminatórias para Mundiais de futebol, com um saldo de duas virórias da Zâmbia e três da RD Congo. Registou-se apenas um empate. Era também um jogo que punha em confronto dois técnicos africanos, algo raro neste CAN: Florent Ibengé comanda a seleção do seu país, a RD Congo, Honour Janza a Zâmbia, também conhecidos por "chipolopolos". O ex-portista Mbola e o ex-U.Leiria e SC Braga Kalaaba foram titulares na Zâmbia.

O golo de Singuluma logo aos dois minutos prometia um grande espetáculo. Mas não passou disso mesmo, uma promessa. O lance nasce de uma defesa incompleta de Kidiava para a frente onde aparece o seu colega de equipa no TP Mazembe a rematar colocado para a baliza. A resposta congolesa foi imediata, com Mbokani perto do empate mas um defensor afastou a bola.

A partir daí, a Zâmbia baixou as suas linhas e apostou em contra-ataques. A RD Congo, em desvantagem, tentava chegar ao golo mas foi muito perdulária na finalização. Mbokabi e Bolasie, as estrelas dos congoleses, não brilhavam, apesar das muitas oportunidades. Aos sete Mbokani não aproveitou uma "oferta" de Mwenne e, na pequena área, atirou por cima. Aos 32 foi Bolasie a perder no duelo com o guarda-redes da Zâmbia quando tinha tudo para marcar.

Do lado da Zâmbia, o capitão Kalabaa era quem tentava chegar à baliz de Kidiaba mas sozinho não poderia fazer tudo.

A RD Congo acentuou a pressão no segundo tempo, embora sem criatividade. Os jogadores da frente tentavam resolver os lances de forma individual, perdendo imensas vezes a bola. Mas, de tanto tentar, a RD Congo vai finamente marcar aos 66 minutos. O defesa esquerdo da Zâmbia perde a bola em zona proibitiva para Mabwati que cruza para Bolasie rematar para o fundo da baliza.

O golo mexeu ainda mais com a RD Congo que se galvanizou na procura da vitória mas continuava a faltar criatividade. O jogo foi perdendo intensidade, com várias paragens para assistência aos jogadores, principalmente os da Zâmbia.

O empate acaba por ser justo, embora a RD Congo tenha criado mais oportunidades para marcar. Quem vencer o jogo entre a Tunísia e Cabo Verde passa a liderar o grupo B do CAN2015.