A Associação de Futebol de Viseu (AFV) decidiu hoje cancelar todos os jogos das competições distritais agendados para este fim de semana, em todos os escalões, devido à dispensa dos árbitros.

Depois de ter, inicialmente, garantido que os jogos se iriam realizar, apesar de não haver árbitros para os mesmos, os responsáveis da associação decidiram-se agora pelo cancelamento.

Em causa está um pedido de dispensa apresentado pela quase totalidade dos árbitros filiados na AFV, relativamente aos jogos deste fim de semana. Uma decisão que é uma forma de protesto contra os episódios de violência registados nas últimas semanas, em que alguns árbitros foram agredidos em jogos das competições distritais de Viseu.

Inicialmente, a AFV ponderava o recurso aos árbitros escolhidos entre a assistência aos jogos, como está previsto pelo regulamento, no caso da falta de comparência das equipas de arbitragem, mas, segundo adiantou à Lusa José Alberto Ferreira, presidente da AFV, "nesta altura que é crucial e em que se decidem classificações em algumas das competições, e escalões, poderia estar em causa a verdade desportiva, por isso foi cancelada a jornada deste fim de semana".

O responsável garante que, na próxima terça-feira, vai sentar-se à mesa com responsáveis dos clubes e dos árbitros para se procurar uma solução de consenso entre as partes. Os árbitros defendem o policiamento obrigatório, que lhes garanta segurança, solução que os clubes não querem, por representar um encargo financeiro importante e que, em muitos casos, não estarão em condições de suportar.

Para José Alberto Ferreira, "a solução poderá passar por avançar com o policiamento obrigatório em determinados jogos, que venham a ser considerados de maior risco, pelo que possam representar na definição das classificações dos campeonatos, seja por terem já algum histórico de episódios de conflito, ou que envolvam equipas com proximidade geográfica e que tenham um historial de rivalidade".

"Com esta decisão que vamos apresentar aos clubes e aos árbitros, não queremos lançar nenhum estigma sobre qualquer clube, mas apenas tomar medidas preventivas que possam garantir que os jogos se realizem sem problemas", acrescenta o dirigente.

Quanto à nova data para os jogos que estavam agendados para este fim de semana na Associação de Futebol de Viseu, embora, oficialmente, ainda não haja data para a sua realização, José Alberto Ferreira considera que os calendários devem "avançar uma semana relativamente às datas que estavam previstas para o seu final".