Portugal está fora da 20.ª edição do Europeu de futebol de sub-19. Os jovens lusos perderam no Municipal de Coimbra com a Dinamarca por 2-0 e viram os nórdicos ficarem com a vaga, neste Grupo 4 do Torneio de Elite.

Os jovens sub-19 de Portugal entraram em campo a jogar com dois resultados já que, depois dos triunfos nos dois jogos anteriores, só precisavam de um empate para garantir um lugar na fase final da prova, mercê de ter uma melhor diferença de golos que a Dinamarca. A Seleção Nacional tinha vencido a Sérvia por 4-1 e a Grécia por 2-1) nas rondas anteriores do torneio.

Mas os comandados de José Lima foram subjugados pelos nórdicos, melhores em todos os aspetos do jogo. O resultado só não foi mais expressivo porque o guarda-redes Diogo Fernandes assim não quis.

Depois de uma primeira parte sem golos, os jovens nórdicos fizeram o 1-0 aos 61 minutos, num remate forte de Jorgensen, de pé esquerdo já dentro da área.

O 2-0 foi de Emil Hoejlund aos 70', a concluir na área uma bela jogada ofensiva pela esquerda.

Portugal só reagiu quando se apanhou a perder por dois golos. Dário Essugo ia marcando um golaço mas o guarda-redes Aske Andersen  negou-lhe as intenções.

A Noruega apura-se com nove pontos em três jogos, Portugal somou seis. Grécia e Sérvia, que empataram 3-3, concluíram o torneio com apenas um ponto, nos terceiro e quarto lugares, respetivamente.

A Noruega estará pela primeira vez numa fase final de um Europeu de sub-19.

Os vencedores dos grupos da Ronda de Elite juntam-se à anfitriã Irlanda do Norte na fase final, que também funciona como qualificação da UEFA para o Campeonato do Mundo de Sub-20 de 2025, no Chile.

A fase final do Campeonato da Europa de sub-19 terá lugar na Irlanda do Norte, de 15 a 28 e julho.

Ficha de jogo

3.ª jornada da Ronda de Elite de acesso ao Europeu
Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: David Dickinson (Escócia)
Árbitros assistentes: Jonathan Bell (Escócia) e Victor Mardadri (Moldova)
Quarto árbitro: Roman Jitari Moldova

Dinamarca: Aske Andersen (GR), Hoegsberg, Vraa-Jensen, Nielsen, Nybo, Jorgensen, Narley, Oscar Hoejlund - Cap., Daghim, Emil Hoejlund e Clement Bischoff
Suplentes: Andreas Dithmer (GR), Osvald Soe, Sortdemir, Conrad Harder, Victor Froholdt, Simmelhack e Schwartau.
Treinador: Morten Eskesen
Disciplina:

Portugal: Diogo Fernandes (GR), Miguel Monteiro, Dário Essugo, Rodrigo Ribeiro, Manuel Mendonça, João Conceição, Diogo Monteiro - Cap., Vivaldo Semedo, Chissumba, João Vasconcelos e João Rego.
Suplentes: Francisco Silva (GR), Tomás Maques, João Muniz, Rafael Luís, Gustavo Varela, Ivan Lima, Fábio Jaló, Luís Gomes e Ussumane Djaló.
Treinador: José Lima
Disciplina:

Golos: 1-0 por Jorgensen (61'); 2-0 Emil Hoejlund (70')