As selecções mais fortes da Europa lideram os respectivos grupos de apuramento para o Euro 2012 que se vai realizar na Polónia e na Ucrânia. Alemanha, República da Irlanda, Itália, França, Holanda, Grécia, Inglaterra, Portugal e Espanha todos lideram os respectivos grupos de apuramento.

Grupo A
A Alemanha manteve um registo impecável (seis jogos, seis vitórias) com uma vitória esforçada frente à Áustria no Grupo A, mas os “pupilos” de Joachim Low tiveram de se empregar a fundo para somarem os três pontos. O triunfo apenas foi confirmado na recta final do encontro com um golo de Mario Gomez.

Gomez havia, aliás, inaugurado o marcador, aos 44 minutos, mas os austríacos conseguiram empatar, aos 50, graças a um auto-golo de Friedrich.

A segunda posição do Grupo A, com 11 pontos, pertence à Bélgica, que empatou com a Turquia, 1-1.

Grupo A:
Cazaquistão – Azerbaijão, 2-1
Áustria – Alemanha, 1-2
Bélgica – Turquia, 1-1

Grupo B
No Grupo B, a República da Irlanda, de Giovanni Trapattoni, a Rússia e Eslováquia mantiveram-se juntas, com 13 pontos, já que todas venceram.

Os irlandeses venceram por 2-0 na Macedónia, com um “bis” de Robbie Keane, a Rússia ganhou à Arménia por 3-1, com "hat-trick" de Pavlyuchenko (26, 59 e 73, este último de grande penalidade), enquanto a Eslováquia festejou a vitória por 1-0 em Andorra, com Karhan a facturar o golo aos 63.

Grupo B:
Rússia – Arménia, 3-1
Eslováquia – Andorra, 1-0
Macedónia – Irlanda, 0-2

Grupo C
A Itália justificou o estatuto de líder do Grupo C de qualificação para o Euro2012 em futebol ao golear a Estónia por 3-0.

A “squadra azzurra” comanda o Grupo C, com 16 pontos em seis jogos, e justificou por inteiro a vitória frente à Estónia, com golos de Rossi, Cassano e Pazzini.

Os homens de Cesare Prandeli continuam com cinco pontos de vantagem sobre a Eslovénia, que bateu fora a frágil formação das Ilhas Faroe, por 2-0.

Grupo C:
Ilhas Faroé – Eslovénia, 0-2
Itália – Estónia, 3-0

Grupo D
A França não foi além de um empate, 1-1, mas manteve o comando do Grupo D (13 pontos), com quatro de vantagem sobre a Bielorrússia e cinco da Roménia, que venceu a Bósnia, por 3-0, em Bucareste.

Grupo D:
Roménia – Bósnia-Herzegovina, 3-0
Bielorrússia – França, 1-1

Grupo E
A Suécia venceu na Moldávia, por 4-1, e reforçou o segundo posto do Grupo E, com 12 pontos, mas a Holanda – que empatou no sábado com o Brasil 0-0 em jogo particular - segue confortavelmente no comando, com seis vitórias em seis encontros.

Grupo E:
Moldávia – Suécia, 1-4
San Marino – Finlândia, 0-1

Grupo F
No Grupo F, a Grécia, de Fernando Santos, manteve o primeiro lugar, depois da recepção vitoriosa, por 3-1, a Malta, última classificada sem qualquer ponto averbado em seis jogos.

Fetfatzidis (8 e 64 minutos) e Papadopoulos (26) marcaram na seleção grega, enquanto o tento de honra do conjunto maltês foi apontado por Mifsud (54).

A Grécia soma 14 pontos, mais um do que Croácia, segunda classificado, e Israel, terceiro.

A Croácia recebeu sexta-feira a Geórgia e esteve em desvantagem por 1-0 (golo de Kankava, aos 19) até ao último quarto de hora, com Madzikic e Kalicic a protagonizarem a reviravolta.

Israel jogou hoje em Riga e impôs à Letónia a segunda derrota em casa, por 2-1, com golos de Benayour, aos 19, e Tal Ben Haim, aos 43, na conversão de uma grande penalidade. Cauna reduziu para 2-1 aos 62.

Grupo F:
Letónia – Israel, 1-2
Grécia – Malta, 3-1

Grupo G
No mítico Wembley, a Inglaterra esteve a perder por 2-0 com a Suíça, mas os britânicos reagiram aos livres de Barnetta (32 e 35) e Lampard, na transformação de uma grande penalidade, reduziu (37) e Ashley Young restabeleceu uma igualdade pouco lisonjeira (51).

Também o Montenegro-Bulgária terminou com uma igualdade, a golo, do montenegrino Djalovic (53) e do búlgaro Popov (66).
Inglaterra e Montenegro lideram em igualdade pontual (10 pontos), enquanto a Suíça é terceira e Bulgária quarta, ambas com cinco.

Grupo G:
Inglaterra – Suíça, 2-2
Montenegro – Bulgária, 1-1

Grupo H

A seleção de Portugal venceu por 1-0 a Noruega, na Luz, e assumiu a
liderança do Grupo H da qualificação para a fase final do Euro2012 de
futebol, embora em igualdade pontual com Noruega e Dinamarca, que foi vencer a Islândia a Reiquejavique.
A Islândia é a última do grupo, com apenas um ponto, menos um que o Chipre, que hoje não jogou.

Grupo H:
Islândia – Dinamarca, 0-2
Portugal – Noruega, 1-0

Grupo I
Em Vaduz, o Liechtenstein recebeu e venceu a Lituânia por 2-0, naquela que foi a sua primeira vitória na fase de apuramento para o Euro 2012.

Erne abriu o marcador para o Liechtenstein, aos 7’ minutos, enquanto Michele Polverino dilatou a vantagem aos 36’ minutos, numa boa resposta a um cruzamento de Franz Burgmeier

Espanha continua a liderar o Grupo I com 15 pontos, fazendo um pleno de cinco vitórias em cinco jogos. A República Checa segue em segundo lugar com 9 pontos.

Grupo I:
Liechtenstein – Lituânia, 2-0