As seleções de futebol de Espanha e Holanda serão as cabeças de série dos Grupos B ou C do Europeu de 2012, juntando-se às anfitriãs Polónia e Ucrânia, nos agrupamentos A e D, respetivamente, confirmou hoje a UEFA.

Portugal, que ocupa atualmente o oitavo lugar do “ranking” europeu, apenas poderá aspirar a um lugar no pote dos segundos favoritos caso Inglaterra, Croácia ou Rússia, falhem a qualificação.

O grupo da seleção polaca vai ter sede em Varsóvia, enquanto a “poule” da formação ucraniana estará centrada em Kiev, relegando Espanha e Holanda, respetivamente primeiro e segundo do “ranking” da UEFA, para a cidade ucraniana de Kharkiv, onde ficará o Grupo B, ou para a polaca Gdansk, palco principal do Grupo C.

Os holandeses ainda não asseguraram o primeiro lugar do Grupo E, mas, com oito triunfos em oito jogos, garantiram que serão, pelo menos, o “rei” dos segundos, que também se qualifica diretamente e será sempre cabeça de série, graças ao seu segundo lugar no “ranking”, uma vez que a Alemanha, também já qualificada, não a conseguirá alcançar nos restantes jogos de qualificação.

O sorteio para a fase final do campeonato está agendado para o próximo dia 02 de dezembro, no Palácio das Artes, em Kiev, às 20h00 locais (18h00 de Lisboa) e começa com a colocação de Espanha e Holanda nos Grupos B ou C.

As restantes 12 seleções serão incluídas em três potes, em função dos seus coeficientes.

Com o pote 1 já definido, o procedimento segue para o pote quatro, do qual cada equipa vai ser colocada consecutivamente, do Grupo A ao D, repetindo-se a ação para os potes três e dois.

Além de Espanha, Holanda e as anfitriãs Polónia e Ucrânia, também Alemanha e Itália já garantiram a qualificação, na qual entram os nove campeões dos grupos e o segundo melhor classificado.

Os outros segundos classificados nas “poules” vão disputar o “playoff”, cujo emparceiramento vai ser sorteado no próximo dia 13 de outubro, em Cracóvia, na Polónia. Num lado vão estar as quatro equipas melhor posicionadas do “ranking” europeu, que defrontarão os quatro piores colocados.

A primeira mão destes quatro desafios será disputada a 11 e 12 de novembro, enquanto o segundo encontro será jogado a 15.

- Lista das seis seleções já apuradas:

Polónia (co-organizadora).

Ucrânia (co-organizadora).

Alemanha (vencedora do Grupo A).

Itália (vencedora do Grupo C).

Holanda (vencedora do Grupo E ou melhor segunda classificada).

Espanha (vencedora do Grupo I).