João Moutinho, médio da seleção portuguesa de futebol, recordou hoje que a qualificação para o Euro2012 esteve em risco e relacionou a recuperação pontual com a entrada do treinador Paulo Bento.

«Já estivemos muito pior e o Paulo Bento pegou na seleção numa situação muito difícil, tendo colocado a equipa ao seu melhor nível desde então», disse o jogador do FC Porto, que falou hoje de manhã no Vale do Garrão (Algarve), onde ao combinado luso prepara o encontro com a Islândia, na sexta-feira, de apuramento para o Europeu.

Garantindo que «o ambiente é tranquilo e de confiança, apesar de os próximos jogos serem decisivos», João Moutinho sublinhou que os jogadores vivem agora «outro género de pressão, mas esta é boa, das que os jogadores gostam de sentir para poder vencer».

O médio do FC Porto associou as conquistas e a boa época no seio dos campeões nacionais às presenças regulares na seleção: «Tenho conseguido, felizmente, a confiança dos treinadores e trabalho aqui como no meu clube, isto é, para ajudar e corresponder a essa mesma confiança».

«Claro que tem ajudado o facto de jogar regularmente no FC Porto, tal como as vitórias conseguidas na excelente época que fizemos no ano passado», disse o médio, que soma já 35 internacionalizações.

Sobre a fase decisiva da qualificação que culmina com o encontro na Dinamarca, na terça-feira, João Moutinho diz que «primeiro é preciso vencer a Islândia», mas reconhece que os futebolistas portugueses estão «muito focados nos dois encontros, que são fundamentais».

A propósito das diversas baixas entre os selecionáveis (Coentrão, Pepe, Hugo Almeida, Sílvio e Danny), o jogador sublinha: «São excelentes jogadores, mas os que se encontram disponíveis têm o mesmo valor e jogarão aqueles que Paulo Bento entender que estão em melhores condições».

Ainda a propósito das escolhas, Moutinho afirmou que as decisões não satisfazem todos, «mas isso é normal», e frisou que é preciso «trabalhar para o objetivo único, que é a seleção nacional».

Por fim, apelou ao apoio massivo no Estádio do Dragão: «A seleção é sempre muito acarinhada e apoiada, mas é sempre melhor jogar num estádio cheio, pelo que espero que as pessoas adiram».

Após o jogo no Porto, contra a Islândia (21:00), que será dirigido pelo holandês Hendrikus Bas Nijhuis, a seleção portuguesa desloca-se a Copenhaga para defrontar a Dinamarca, no dia 11, (terça-feira, 20:15), no último desafio na caminhada em direção à competição organizada pela Polónia e Ucrânia.

O grupo H é liderado, neste momento, por Portugal, Dinamarca e Noruega (mais um jogo), todos com 13 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.