Cristiano Ronaldo integrou hoje em pleno o terceiro treino do estágio da seleção nacional de futebol de preparação para a dupla e derradeira jornada do Grupo H de qualificação do Euro2012.

A dois dias do primeiro desses compromissos, contra a Islândia (Estádio do Dragão, 21:00), o avançado do Real Madrid recomeçou a trabalhar com os restantes companheiros, sem ter que dosear o esforço, ao contrário do que aconteceu desde o início da concentração no Vale do Garrão, Algarve.

Dissipadas as dúvidas em torno do avançado português - se bem que o médico da seleção já havia anunciado a disponibilidade de Ronaldo para o jogo de sexta-feira -, Paulo Bento terá aproveitado o dia de hoje para expor mais em definitivo as suas ideias ao grupo.

O treino decorreu à porta fechada, mas as poucas dúvidas do selecionador são públicas: se as ausências dos centrais Pepe (lesionado) e Ricardo Carvalho (castigado) estão resolvidas com Bruno Alves e Rolando, sobra a resolução do substituto de Fábio Coentrão no corredor defensivo esquerdo.

Para esse lugar, Paulo Bento pode contar com três opções, embora nenhuma delas seja um jogador com características de lateral esquerdo de raiz: Miguel Veloso (Génova), Eliseu (Málaga) e Sereno (Colónia).

É crível que já hoje uma dessas opções tenha sido experimentada no ensaio tático no relvado das instalações desportivas do Vale do Garrão, que estiveram toda a tarde cercadas pela GNR, de modo a impedir entradas “suspeitas” no bosque circundante.

Resta dizer que o defesa Sílvio (Atlético de Madrid) permanece indisponível e a cumprir um programa de gestão de esforço, capaz de o recuperar para o último desafio da seleção.

Após o jogo no Porto, contra a Islândia (21h00), que será dirigido pelo holandês Hendrikus Bas Nijhuis, a seleção portuguesa desloca-se a Copenhaga para defrontar a Dinamarca, no dia 11, (terça-feira, 20h15), no último desafio na caminhada em direção à competição organizada pela Polónia e Ucrânia.

O grupo H é liderado por Portugal, Dinamarca e Noruega (mais um jogo), todos com 13 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.