A Inglaterra e a Croácia dependem apenas de si próprias para selar sexta-feira um lugar na fase final do Euro2012, juntando-se às anfitriãs Polónia e Ucrânia e às já apuradas Alemanha, Itália, Espanha e Holanda.

Ingleses e croatas, líderes dos respetivos agrupamentos, defrontam, porém, adversários diretos na luta pelo apuramento, jogando ambos em reduto alheio.

No Grupo G, a Inglaterra, que disputa o último jogo, tem de pontuar no Montenegro, pois, caso contrário, os ex-jugoslavos ficam a um triunfo – na Suíça, em encontro marcado para terça-feira - do apuramento.

Ao contrário dos ingleses, os croatas precisam de vencer na Grécia para se qualificaram desde já, mas um empate serve para segurar a liderança, que o “onze” de Fernando Santos conquista em caso de triunfo.

Na última ronda, que só não será decisiva em caso de triunfo croata, a Grécia desloca-se à Geórgia, enquanto a Croácia é anfitriã da Letónia.

A Rússia (Grupo B) e a França (D) também podem assegurar o apuramento, mas precisam de vencer os seus jogos, na Eslováquia e na receção à Albânia, respetivamente, e de resultados “estranhos” dos adversários direitos.

No Grupo B, a República da Irlanda, do ex-treinador do Benfica Giovanni Trapattoni, tem um jogo fácil em Andorra, e, no D, a tarefa da Bósnia-Herzegovina também não parece muito complicada, já que recebe o Luxemburgo.

Em todo o caso, os russos ficam, praticamente, apurados se mantiverem a liderança, já que fecham com Andorra, em casa, enquanto os gauleses recebem precisamente os bósnios, que já bateram fora por 2-0.

Com o apuramento já garantido, no mínimo com “rei” dos segundos, a Holanda deverá, por seu lado, selar o triunfo no Grupo E, já que não precisa de mais do que de uma mísera igualdade na receção à Moldova.

Por definir, até à última ronda, ficará o Grupo H, independentemente dos resultados que vierem a ser obtidos por Portugal (13 pontos), anfitrião da Islândia, e a Dinamarca (13), no Chipre, em vésperas de se defrontarem, em Copenhaga.

No que respeita aos Grupos A, C e I, já decididos a favor de Alemanha, Itália e Espanha, respetivamente, joga-se para o segundo posto, de acesso ao “play-off”, com Turquia (A), Sérvia (C) e República Checa (I) bem lançadas.