Portugal apenas perdeu uma vez com as quatro possíveis adversárias no “playoff” de apuramento para o Campeonato da Europa de 2012 de futebol, ao ser derrotado pela Turquia, em 1955.

A equipa das “quinas”, que nunca defrontou Montenegro, só perdeu uma vez com a Turquia, no primeiro jogo entre as duas seleções, por 3-1, num encontro de carater particular disputado em Istambul, a 18 de dezembro de 1955. Hernâni marcou o único golo da seleção lusa, então comandada por Tavares da Silva.

No ano seguinte, em 25 de março, Portugal recebeu e venceu a formação turca pelo mesmo resultado, com tentos de Manuel Vasques, Matateu e um golo na própria baliza de Ali.

Praticamente uma década depois, a seleção portuguesa defrontou a Turquia na qualificação para o Mundial1966 e conquistou duas vitórias, em Lisboa, por 5-1, com um “hat-trick” de Eusébio e tentos de Coluna e Jaime Graça, e em Ancara, por 1-0, triunfo selado por Eusébio.

De então até agora, formação lusa derrotou a Turquia nas fases finais do Euro1996, por 1-0, com um golo de Fernando Couto, do Euro2000, por 2-0, graças a um “bis” de Nuno Gomes, e do Euro2008, novamente por 2-0, com tentos de Pepe e Raul Meireles.

Igualmente favorável a Portugal é o saldo dos encontros com a Estónia, com quem a equipa das “quinas” apenas empatou uma vez em sete encontros. O melhor resultado dos estónios frente aos portugueses foi registado em Tallinn, em 2009, com um nulo, também num jogo particular. Antes disso, nas qualificações para o Mundial1994, Mundial2002 e 2006, Portugal venceu sempre, tanto em solo português como no estónio e só sofreu um golo, no triunfo por 3-1, em 03 de setembro de 2000.

Menos numeroso, mas também favorável, é o confronto com a Bósnia-Herzegovina, com quem Portugal soma duas vitórias noutros tantos jogos, ambos por 1-0, a contarem para o “playoff” de qualificação para o Mundial2010. Em Lisboa, Bruno Alves selou o triunfo, enquanto Raul Meireles apontou o tento da vitória, em Zenica.

A seleção portuguesa de futebol pode defrontar Turquia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro ou Estónia no “playoff” de apuramento para o Euro2012, a 11 ou 12 e 15 de novembro, cujo sorteio se realiza na quinta-feira, em Cracóvia, na Polónia.

Além de Portugal, Croácia, República Checa e República da Irlanda são cabeças de série no sorteio.