O antigo selecionador português de futebol José Augusto considera que Portugal tem condições para ultrapassar a Bósnia-Herzegovina no “playoff” de apuramento para o Europeu2012, mas considera essencial «recuperar os jogadores lesionados».

«É um adversário com valor, já nos conhecemos bem. O problema fundamentalmente está na recuperação dos jogadores lesionados que não jogaram no último encontro. Dentro de um mês penso que podem dar o seu contributo», disse José Augusto, em declarações à agência Lusa.

O treinador que integrou a comissão técnica que orientou a seleção das "quinas" no Europeu de 1984, no qual Portugal conquistou o terceiro lugar, considera que se todas as condições estiverem «normalizadas», com o contributo dos jogadores que se encontram em clubes europeus e com os lesionados recuperados, Portugal irá assegurar a presença no Europeu.

Dois anos depois de ter enfrentado a Bósnia-Herzegovina para o “playoff” de apuramento para o Mundial da África do Sul, Portugal volta a enfrentar a seleção dos Balcãs, depois da vitória nos dois jogos por 1-0.

A formação bósnia esteve, a exemplo de Portugal, bem perto do apuramento direto no último jogo com a França, já que esteve a ganhar quase até final do encontro, mas cedeu o empate.

«O futebol português já não é o que era anteriormente, quando as seleções assentavam no Benfica, FC Porto e Sporting e na sua defesa, meio-campo e ataque. As equipas principais que hoje em dia estão recheadas de estrangeiros», criticou José Augusto.

É por este fator que o antigo selecionador nacional considera que Paulo Bento tem dificuldades quando tem jogadores lesionados, já que tem de recorrer aos que jogam nas equipas europeias.

«A equipa tem estado amarfanhada. Acho que foi por isso que não tenha reagido na Dinamarca (Portugal perdeu 2-1). Mas, com a recuperação dos lesionados, vamos passar. Se não estiverem recuperados é preciso pensar uma estratégia perante a Bósnia. A estratégia é fundamental hoje em dia», frisou.

A equipa portuguesa desloca-se à Bósnia para a primeira mão, em jogo a disputar a 11 ou 12 de novembro, recebendo o seu adversário a 15 de novembro.