O futebolista Edin Dzeko, avançado do Manchester City, é a grande figura da seleção da Bósnia-Herzegovina, enquanto o médio Miralem Pjanic é o “cérebro” da equipa que vai defrontar Portugal no "playoff" de apuramento para o Euro2012.

Com 25 anos e 1,93 metros de altura, Dzeko apresenta-se como o principal perigo da Bósnia-Herzegovina e marcou quatro golos na fase de grupos, incluindo um frente à França, num encontro que poderia ter dado à seleção dos Balcãs o primeiro apuramento para a fase final de uma grande competição.

Ao todo, soma 20 golos nas 30 vezes que vestiu a camisola da seleção principal do seu país.

Com uma mobilidade fora do comum para a sua altura e com um remate forte e certeiro, Edin Dzeko está a realizar a sua melhor temporada no Manchester City e já soma seis golos em outros tantos jogos na “Premier League”.

Antes, o avançado deu nas vistas no Wolfsburgo e foi mesmo o melhor marcador da Bundesliga, em 2009/10.

No habitual 4-5-1 do selecionador Safet Susic, Dzeko joga normalmente sozinho na frente, apoiado por Zlatan Muslimovic ou Vedad Ibisevic, e sempre com Pjanic a “mandar” no meio-campo.

O médio do AS Roma, de apenas 21 anos, deu nas vistas no Lyon e protagonizou uma das maiores transferências do início da atual temporada ao ingressar na equipa transalpina.

Ainda jovem, Pjanic já é o patrão do meio-campo da Bósnia-Herzegovina e o jogador mais criativo da equipa, tendo mesmo marcado dois golos na fase de grupos.

Lá atrás, o mais veterano Emir Spahic (tem 31 anos, joga do FC Sevilha e é um dos jogadores mais velhos da seleção) usa a braçadeira de capitão e apresenta-se como o líder da defesa, tendo apenas falhado um dos jogos da qualificação.

No Grupo D, a Bósnia-Herzegovina somou 20 pontos, marcou um total de 17 golos e esteve a minutos da qualificação direta para o Euro2012. Esteve a vencer em França, mas a seleção gaulesa empatou nos minutos finais e garantiu o apuramento.

A Bósnia-Herzegovina recebe Portugal a 11 de novembro, em Zenica, na primeira mão do “playoff” de apuramento para o Euro2012, enquanto o jogo da segunda mão joga-se a 15 de novembro.