A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esclareceu esta segunda-feira que os prémios pagos aos membros da seleção na fase de qualificação para o Euro2012 serão “uma pequena percentagem” das verbas a ser recebidas da União Europeia de Futebol (UEFA).

«As verbas em causa sairiam diretamente do prémio pago pela UEFA às seleções participantes no campeonato da Europa e representariam uma pequena percentagem do mesmo», lê-se em comunicado no sítio oficial na Internet da FPF.

Os dirigentes da FPF acrescentam que as notícias que dão conta de um possível “bolo” total 112 mil euros por atleta, em caso de apuramento e participação em todos os encontros, são valores «incorretos e pecam largamente por excesso».

A FPF adianta que «nunca estaria em causa qualquer encargo para o Estado português», acrescentando que os prémios estariam sujeitos «a tributação, nomeadamente em sede de IRS, representando um encaixe para o erário público».

«A FPF é uma entidade privada que não depende de verbas estatais e é um contribuinte líquido para orçamento de Estado, por via das centenas de milhares de euros que paga em sede de IRC e IVA», conclui-se no documento.

A seleção portuguesa ficou no segundo lugar da fase de grupos da qualificação para o evento organizado por Polónia e Ucrânia e vai disputar a 11 e 15 de novembro um “playoff” de acesso diante da Bósnia-Herzegovina.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.