Bosingwa ataca Paulo Bento pelas explicações do selecionador nacional sobre a enigmática ausência do lateral do Chelsea nas últimas convocatórias. Paulo Bento considerou que o internacional português tem menos capacidades emocionais e mentais do que João Pereira e Sílvio, as primeiras escolhas do selecionador.

«Não consigo perceber o que o selecionador de Portugal quis dizer com questões emocionais e mentais em relação a mim, porque acho difícil um jogador chegar ao nível a que eu cheguei sendo fraco nesses pontos que ele focou. Com o devido respeito pelos futebolistas da Liga portuguesa, eu jogo no Chelsea, na Liga inglesa, para muitos a melhor do Mundo. E esta época está a correr-me muito bem, num dos campeonatos mais difíceis dos últimos anos em Inglaterra», revelou o jogador ao jornal A Bola.

O defesa, de 29 anos, manifestou-se «ofendido e desrespeitado com estas declarações» do técnico da equipa das quinas e foi contundente na comparação do percurso de ambos na Seleção. «É com orgulho que posso dizer que tenho um trajeto imaculado ao serviço da Seleção Nacional, ao contrário do selecionador de Portugal, que em termos emocionais e mentais deixou muito a desejar no Europeu de 2000, quando era jogador», frisou Bosingwa, em alusão à suspensão de seis meses por comportamento incorreto na meia-final com a França, que resultou na eliminação da Seleção Nacional dessa prova.

«É do conhecimento público que ele é um treinador conflituoso com os seus jogadores. Por muito que me custe, enquanto o selecionador de Portugal for este não voltarei a vestir a camisola da Seleção. Disse e repito: trata-se de um treinador conflituoso que, na minha opinião, não tem capacidade emocional e mental para liderar um grupo de homens», rematou.

Bosingwa junta-se assim a Ricardo Carvalho no lote de jogadores que se incompatibilizaram com Paulo Bento em cerca de um ano do selecionador à frente da equipa.