A realização do encontro entre Bósnia e Portugal está nas mãos de Howard Webb, caso a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) concretize a intenção de jogar sob protesto em Zenica.

Gilberto Madaíl lançou esta tarde a hipótese de Portugal poder jogar sob protesto na Bósnia, devido ao mau estado do relvado do estádio de Zenica, onde a Seleção Nacional jogará na sexta-feira a primeira mão do playoff de acesso ao Euro2012.

Essa possibilidade está prevista nos regulamentos da UEFA e define que essa intenção da FPF tem de ser manifestada junto do árbitro, o inglês Howard Webb, antes do encontro.

O artigo 23.02 do regulamento de competições do Europeu de futebol de 2012 é claro: «Protestos relativos ao estado do terreno têm de ser submetidos ao árbitro, por escrito, pelos delegados oficiais antes do jogo. Se o estado do terreno se tornar questionável durante o jogo, o capitão de equipa tem de informar o árbitro, na presença do capitão da equipa adversária». 

Com efeito, o cotado juiz britânico tem até em seu poder a possibilidade de cancelar o desafio no estádio de Zenica, caso entenda que o relvado não preenche os requisitos mínimos para a realização do jogo.

A alínea 02 do artigo 10 esclarece ainda que «se surgir alguma dúvida sobre o estado do terreno após a partida da equipa visitante do seu país, o árbitro decide no próprio terreno de jogo se este está ou não em condições para se jogar» futebol.

Por fim, a alínea 03 revela que um eventual cancelamento do jogo terá de originar um acordo entre as duas seleções e a UEFA no espaço de duas horas. «Se o árbitro declarar que o desafio não pode começar porque o terreno de jogo não está em condições ou por quaisquer outras razões, a partida terá de ser jogada no dia seguinte ou noutra data acordada entre a associação anfitriã e a visitante, sujeita à aprovação da administração da UEFA».

Para que esta possibilidade se confirme, e Portugal possa reclamar por causa da má condição do relvado, é essencial a entrega do protesto antes da partida.