O avançado Cristiano Ronaldo, melhor marcador de Portugal na fase de qualificação, é um dos 16 jogadores em risco de falhar a segunda “mão” do “play-off” de acesso ao Euro2012, caso veja um amarelo na primeira.

O jogador “merengue” é um dos sete lusos em risco, sendo que a Bósnia-Herzegovina tem nove na mesma situação e, ao contrário da formação das “quinas”, conta duas baixas para o encontro de sexta-feira, em Zenica.

Os defesas Sasa Papac e Boris Pandza somaram o segundo amarelo na fase de qualificação em França (1-1), na derradeira jornada da fase de qualificação, e falham, assim, o primeiro jogo do “play-off”.

Na equipa lusa, apenas três dos jogadores em risco devem ser titulares: o “capitão” Cristiano Ronaldo, claro, e ainda os médios Raul Meireles e Carlos Martins – salva-se, no trio do miolo, o portista João Moutinho.

O avançado Hugo Almeida e o guarda-redes Eduardo, que nos últimos jogos perderam os respetivos lugares no “onze” para Hélder Postiga e Rui Patrício, estão igualmente em risco, tal como o central Rolando e o médio Ruben Micael.

Na lista de jogadores lusos, existem um outro jogador que já foi “amarelado”: o médio Tiago estaria em risco, mas, na prática, não está, pois já renunciou à seleção.

Em relação à seleção bósnia, Susic tem três titulares indiscutíveis a um amarelo da suspensão: o defesa Emir Spahic e os médio Elvir Rahimic e Senad Lulic.

O avançado Vedad Ibisevic, que a maioria das vezes faz dupla com Edin Dzeko, também se encontra a uma admoestação de falhar o jogo da Luz, tal como o médio Senijad Ibricic, utilizado em sete jogos, quatro como titular.

Menos problemática para Susic, que como jogador brilhou ao serviço da Jugoslávia, é a possibilidade de perder o defesa Adnan Mravac, os médios Semir Stilic e Sejad Salihovic e o avançado Adnan Zahirovic.

A primeira “mão” do “play-off” realiza-se na sexta-feira, em Zenica, e a segunda está agendada para terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa.