O relvado do Estádio Bilino Polje, em Zenica, é uma mistura de areia e lama com relva e, mesmo ao longe, é possível perceber que não tem condições para receber um importante encontro de futebol.

Na véspera do embate entre a Bósnia-Herzegovina e Portugal, da primeira “mão” do “play-off” de acesso ao Euro2012, a Agência Lusa procurou visitar o recinto e pisar o relvado que tanto tem dado que falar, mas a segurança do recinto impediu a entrada.

Inicialmente, o grupo de seguranças que guarda a porta principal do estádio até deu "luz verde" à entrada no recinto, mas, após ter conhecimento que se tratava de jornalistas portugueses, acabou por negar o acesso.

Mesmo assim, em algumas partes nas imediações do estádio é possível ter acesso visual ao relvado e notar que está em muito más condições, com alguns buracos, numa mistura de lama, areia e relva.

No topo de um dos hotéis junto ao estádio, em que é possível visionar todo o recinto, confirma-se um cenário semelhante ao de um relvado de um clube que disputa um campeonato distrital em Portugal.

Antes, a comitiva portuguesa, incluindo o selecionador Paulo Bento, visitou o relvado do Estádio Bilino Polje e, à saída, o diretor-desportivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mostrou-se muito desagrado com a situação.

«O relvado ainda está pior do que há uns dias. A organização do jogo nada fez para melhorar, muito pelo contrário. Portugal nunca jogou num relvado tão mau», lamentou Carlos Godinho.

Ao mesmo tempo, a UEFA realizou a primeira inspeção ao relvado, mas o delegado do organismo, o austríaco Wolfgang Thierrichter, não quis fazer qualquer declaração aos jornalistas.

Para o início da tarde de hoje está agendada uma visita de um especialista de relvados da UEFA.

Ainda hoje, Portugal realiza o tradicional treino de adaptação ao relvado do Estádio Bilino Polje, em Zenica, às 18:00 (17:00 em Lisboa), seguido de uma conferência de imprensa com o selecionador Paulo Bento.

O encontro da primeira “mão” do “play-off” de apuramento para o Euro2012 está agendado para sexta-feira, às 20:00 (19:00 em Lisboa), e será arbitrado pelo inglês Howard Webb.