Numa longa conferência de imprensa, com alguns episódios caricatos devido a problemas na tradução, o selecionador luso revelou que Portugal não vai mudar a sua forma de jogar devido ao estado do relvado, mas que os jogadores estão «mentalizados para lutar durante 90 minutos». 

«Temos que ter lucidez e a inteligência suficiente para jogarmos às vezes de uma outra forma, não correndo riscos e sendo seguros. Aquilo que temos que fazer é adaptarmos da melhor maneira às condições que vamos encontrar, mas não alteraremos aquilo que é a nossa ideia por causa do relvado», afirmou Paulo Bento.

Depois do treino de adaptação ao relvado Estádio Bilino Polje, que durou apenas uma hora, o selecionador nacional reforçou que quer uma equipa com «coração», mas que não perca «o controlo emocional».

«É preciso ter o coração a trabalhar, a correr, a saltar. Portugal será amanhã [sexta-feira] uma equipa que vai quer ganhar. Portugal não vem à Bósnia para empatar. Antes dos jogos nunca assino empates», frisou o técnico.

Paulo Bento considerou que a Bósnia-Herzegovina está «teoricamente mais forte» do que há dois anos, quando Portugal defrontou e eliminou a seleção dos Balcãs, no “play-off” de acesso ao Mundial2010.

«Tem uma maturidade diferente do que há dois anos e são melhores jogadores também por isso. Tem jogadores a atuar em grandes equipas e em grandes campeonatos», alertou.

Questionado sobre as recentes declarações de Bosingwa, Paulo Bento não quis abordar esse assunto, respondendo apenas que está focado no encontro de sexta-feira.

«O meu foco está no jogo de amanhã, e depois no jogo de terça-feira», respondeu o selecionador, garantido que o caso não afetou a preparação e o ambiente da equipa.

O encontro da primeira mão do “play-off” de apuramento para o Euro2012 está agendado para sexta-feira, às 20h00 (19h00 em Lisboa), e será arbitrado pelo inglês Howard Webb.