Um grupo de cinquenta e cinco simpatizantes da Bósnia, que hoje discute com Portugal a presença no Euro2012 de futebol, chegou hoje a Lisboa elogiando a qualidade da equipa das "quinas", mas confiante na qualificação da sua seleção.

«Fizemos mais de três mil quilómetros de autocarro para ver o jogo. Estamos cansados, mas vale a pena para apoiar o nosso país. Vai ser difícil, mas queremos ganhar», disse à agência Lusa Gorah Juricevic, um dos elementos da claque bósnia.

O grupo arrancou no sábado de Zenica, cidade onde na sexta-feira as seleções de Portugal e da Bósnia empataram 0-0, no primeiro jogo desta eliminatória, tendo chegado ao início da tarde de hoje a Lisboa.

Vestidos a rigor com as cores amarela e azul do seu país, com alguns cachecóis e camisolas do Barcelona (continuando a tentar provocar Cristiano Ronaldo, ao manifestar a sua preferência pelo seu rival Messi), estes adeptos não passaram despercebidos entre os transeuntes da Avenida 5 de Outubro, mas, apesar de algumas "bocas" trocadas em tom simpático com quem passava e se metia com eles, demonstraram ter desportivismo.

«Esperamos um resultado de 1-1, com o golo da Bósnia marcado pelo Dzeko", afirmou à Lusa Srban Susic, outro adepto bósnio, sublinhando que, assim, a sua seleção poderá marcar pela primeira vez presença na fase final de uma competição internacional de futebol. "Seria lindo e uma grande alegria para todos os bósnios», salientou.

Para Srban Susic, esta é ainda uma oportunidade para a Bósnia «vingar» a eliminação no "play-off" de há dois anos perdido para Portugal, que a impediu de participar no Campeonato do Mundo de futebol disputado na África do Sul.

Apesar do otimismo generalizado, estes adeptos estão cientes das dificuldades que a Bósnia enfrentará no jogo de hoje: «Portugal é muito forte, joga em casa, num grande estádio, com um bom relvado e com o público a puxar pela equipa. Vai ser mais complicado do que na sexta-feira», vaticinou Nermin Devedric, outro integrante da claque bósnia.

«Portugal tem um `dream team´. É o Brasil da Europa», salientou, por seu turno, Emir Valentic, mais um elemento do grupo de apoio da seleção bósnia.

Questionado sobre se os adeptos bósnios contam continuar a puxar por Messi em pleno Estádio da Luz, Gorah Juricevic, que além de vestir a camisola da Bósnia tem um cachecol do Barcelona preso ao braço, ri-se e diz que isso dependerá do rumo dos acontecimentos do jogo.

«Se a Bósnia estiver a ganhar, vamos puxar ao máximo pelos nossos jogadores. Mas, se Portugal estiver a ganhar ou a jogar melhor, vamos tentar distrair o Ronaldo», admitiu.

Segundo este adepto bósnio, a seleção dos Balcãs contará esta noite com «muito apoio», já que, além desta excursão de autocarro (a única que Juricevic diz ter conhecimento), estão previstos alguns voos "charter" para trazerem a Lisboa mais simpatizantes bósnios.

O apito inicial do jogo está marcado para as 21 horas, no Estádio da Luz, partida que será dirigida pelo alemão Wolfgang Stark.