O selecionador nacional dedicou a vitória de Portugal e o apuramento para o Euro 2012 a todos os portugueses, inclusive Ricardo Carvalho e José Bosingwa. Paulo Bento acabou por revelar a situação que levou ao afastamento do lateral do Chelsea.

«Quando entrei na FPF disse que queria ser o treinador para todos os portugueses independentemente de ser o treinador de todos os portugueses. Não agradamos a toda a gente, podemos ter decisões que podem agradar mais ou menos. São dois casos distintos. O Ricardo tem uma participação para o Euro 2012. Jogou quase sempre. O Bosingwa não fez nenhum jogo na campanha para o Euro 2012. Esteve no particular contra a Espanha, onde fez uma exibição muito conseguida, e depois ensinou-nos a todos, no jogo com a Argentina, o que é ter um trajeto imaculado na seleção nacional. Mas para mim, esta vitória é de Portugal, sem exceções», afirmou em conferência de imprensa.

Sobre as razões que levaram ao afastamento de Bosingwa da seleção nacional, Paulo Bento revelou que o lateral do Chelsea simulou uma lesão para não jogar um jogo particular.

«Para mim, um jogador não pode e não deve ao serviço da seleção nacional simular uma lesão para não jogar. Depois, cada um assume os seus erros. Eu sei o que fiz em 2000. Estará para sempre na minha vida desportiva e na minha vida pessoal mas quando cheguei ao meu país pedi desculpa», disse.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de convocar Ricardo Carvalho e Bosingwa para o Euro 2012, o
selecionador nacional foi telegráfico na ironia. «Sim podem ir ao Euro, como espetadores».