Portugal vai disputar a fase de grupos do Euro 2012 com três equipas de peso estando em destaque Alemanha e Holanda. Mas é preciso não esquecer que o último jogo oficial que Portugal perdeu foi com a Dinamarca, o terceiro elemento deste "grupo da morte".

 Mas quem são afinal estes adversários?

Holanda

É vice-campeã do Mundo em título e a segunda melhor seleção no ranking. A Laranja Mecânica teve um percurso na fase de apuramento quase imaculado no Grupo E, não fosse partir para o último encontro já qualificada. Ante a Suécia, num jogo em que a vitória holandesa garantia a Portugal a passagem direta como segundo melhor, a turma de Bert van Marwijk acabaria por perder por 3-2, sendo essa a única derrota.

Principais figuras da equipa
Com a saída de dois históricos da “laranja mecânica”: Van der Saar e Van Nistelrooy, a seleção holandesa não tem neste momento um líder nato. São vários os jogadores que assumem este papel neste momento. Arjen Robben, Van Bommel, Van Persie, Wesley Sneijder são alguns dos jogadores que acumulam talento e experiência nesta equipa. Para já chegam à fase final com o melhor marcador da fase de apuramento. Klaas-Jan Huntelaar, marcou 12 golos. E é preciso não esquecer os adeptos da laranja que dificilmente passam despercebidos neste tipo de competições.
Alemanha
Melhor era impossível. Dez jogos, dez vitórias e trinta pontos é este o saldo da poderosa Alemanha na caminhada até ao Euro 2012.
As seleções que defrontou no grupo A não eram propriamente seleções que criassem grandes dificuldades (Bélgica, Turquia, Áustria, Azerbaijão e Cazaquistão), mas isso não impediu a formação germânica de sair 100% vitoriosa e com uma média de 3,4 golos por jogo.
No seu historial conta com 10 participações em campeonatos da Europa e 3 títulos averbados (1972, 1980 e 1996).
As figuras 
Schweinsteiger e Ozil são talvez duas das figuras mais cintilantes nesta seleção. O médio do Bayern Munique chega a este fase final com 27 anos, a idade em que a irreverência e a experiência se encontram.  É um jogador com uma boa capacidade técnica à qual se junta o seu poderoso remate. No último Mundial apontou três golos.

Ozil explodiu no Mundial 2010, o que lhe valeu a transferência para o Real Madrid. Tem apenas 23 anos, mas pauta o jogo como poucos, atuando como número 10.

Dinamarca

A Dinamarca garantiu o apuramento em primeiro do grupo e, curiosoamente, foi com esta equipa que Portugal perdeu o último jogo oficial.

Apesar de ser, teoricamente, a equipa mais acessível, de acordo com as prestações e rankings, a verdade é que Morten Olsen leva argumentos de peso para esta fase final do Europeu de 2012. Sem grandes estrelas em destaque, a Dinamarca conta com alguns jogadores que podem fazer a diferença e apanhar de surpresa qualquer equipa menos preparada. Nicklas Bendtner, que chegou a ser apontado ao Sporting, talvez seja o nome mais sonante desta equipa que, sem ter grandes individualidades, funciona bem no coletivo.