O antigo internacional português reconhece que o sorteio da fase de grupos para o Euro 2012 não foi muito favorável a Portugal. Para João Vieira Pinto, a seleção nacional vai ter de se apresentar ao seu melhor nível se quiser passar a fase de grupos.

«Portugal para passar tem de estar no topo. De resto qualquer uma das seleções tem que estar no topo. São seleções muito boas e disciplinadas e Portugal vai ter de estar no seu melhor», começou por dizer o antigo jogador.

Portugal tem estreia marcada com a Alemanha, um adversário de má memória para os portugueses. Para João Pinto, o segredo para vencer os alemães pode estar no coletivo.

«A Alemanha está sempre muito forte em todas as competições e é um adversário temível. Se Portugal se apresentar coletivamente forte, as individualidades podem fazer a diferença e esperamos que assim seja», referiu.

Apesar das dificuldades que esperam à equipa portuguesa, João Pinto lembra que defrontar equipas teoricamente mais fortes pode ser uma vantagem para Portugal.

« É normal que jogando frente a equipas mais fortes a concentração e a organização sejam maiores», finalizou.