O Euro2012, organizado em conjunto com a Polónia, marca o ‘renascimento’ da Ucrânia a nível europeu, depois de largos anos sob o domínio soviético, que apenas terminou em 1991, com a proclamação da independência ucraniana.

Numa nação cujas origens remontam ao século IX, potenciada pela importância de Kiev, a Ucrânia apresenta uma longa história. Turbulenta, pelas várias ocupações e guerras de que foi alvo ao longo de séculos, mas simultaneamente rica, a nível cultural. Hoje, é o segundo maior país da Europa em termos de área, apenas superado pela parte europeia da vizinha Rússia, e uma economia em expansão, onde sobressaem as cidades de Kiev, Donetsk, Lviv, Dnipropetrovsk, Kharkiv ou Odessa.

A sua herança histórica deixou-lhe como legado um importante património hoje capitalizado pelo turismo. Castelos, palácios e fortalezas, como o castelo Lastivchyne Hnizdo, na Crimeia, são hoje muito procurados pelos turistas, tal como as imponentes catedrais, igrejas e mosteiros. A Catedral de Santa Sofia, em Kiev, é o seu maior e mais antigo expoente religioso.

No entanto, além de explorar o seu passado, a Ucrânia está igualmente voltada para o futuro. Embora não seja ainda membro da União Europeia, a abertura ao Ocidente após a queda do regime soviético significou uma nova vaga cultural, hoje expressa nas múltiplas galerias de arte e museus um pouco por todo o país, como o National Arte Museum ou o Lviv Glass Museum.

A Ucrânia oferece também magníficas paisagens aos turistas, sendo hoje um crescente destino para os ecoturistas, devido à proteção do património ambiental. O parque nacional Shats'kyi e a reserva Cape Mart’yan são disso exemplo, proporcionando aos visitantes muitas atividades ao ar livre, como caminhadas, alpinismo, BTT ou até ski. 

A costa sul do país, banhada pelo mar Negro, é outro dos tesouros da Ucrânia. O clima de influência mediterrânica que se faz sentir nesta região torna-a num importante polo para veraneantes. Crimeia é a região de excelência para quem quer não só viver o Euro2012 mas também bronzear-se um pouco e descobrir águas cálidas, montanhas e paisagens naturais luxuriantes.