O Hotel Remes Sport & Spa, na cidade polaca de Opalenica, foi escolhido como o “quartel general” de Portugal na fase final do Europeu de 2012, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“Seleção em Opalenica”, anunciou a FPF, no seu sítio oficial, adiantando que a decisão já foi hoje comunicada à União Europeia de Futebol (UEFA) e que a equipa das “quinas” estará em solo polaco a partir de 04 de junho.

Portugal vai disputar os três jogos da primeira fase na Ucrânia, primeiro em Lviv, face à Alemanha (09 de junho) e à Dinamarca (13), e depois em Kharkiv, frente à Holanda (17).

A formação das “quinas” preferiu, ainda assim, a Polónia, segundo o diretor desportivo da FPF, Carlos Godinho, «pelo nível de qualidade do hotel e dos seis campos que lhe dão suporte e que são propriedade do Hotel Remes, o que é raro».

«É difícil encontrar um conjunto de infraestruturas com esta qualidade. Teremos a oportunidade de centrar na área do Hotel Remes todo o nosso trabalho, nomeadamente realizar ali os treinos que a UEFA impõe que sejam abertos ao público. É um local tranquilo e que estará em exclusividade para a seleção», explicou, em declarações ao sítio da FPF.

Ainda de acordo com Carlos Godinho, pesou «também nesta decisão a enorme disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Opalenica em apoiar a seleção nacional e em oferecer um local para o centro de imprensa».

Para esta decisão, foi ainda determinante o facto de «as distâncias de deslocação para os dois jogos em Lviv acabarem por ser mais curtas do que aquilo que seriam, por exemplo, entre Kharkhiv, na Ucrânia – a outra opção – e Lviv».

«A Alemanha e a Holanda, por exemplo, também vão ficar instaladas em solo polaco», explicou Carlos Godinho, acrescentando: «Os dois primeiros jogos representarão uma deslocação curta, de cerca de uma hora, idêntica à que teríamos de realizar entre Lisboa e Madrid».

As viagens para a Ucrânia também não serão problema: «Os problemas alfandegários serão rápidos e a sua agilização está garantida, depois da reunião que mantivemos com o diretor do Aeroporto de Poznan, pelo que tudo foi acautelado».

«A partir desta escolha, vamos esperar pela nova direção da FPF (eleições sábado) para que se pronuncie sobre o agendamento de novas deslocações a Opalenica, no sentido de definir os últimos detalhes e pormenorizar algumas questões de ordem logística», avançou ainda Carlos Godinho.