O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atribuiu “um voto de congratulação ao árbitro Pedro Proença e colegas de equipa que o acompanharam na fase de seleção”, pela nomeação para o Euro2012.

A revelação foi hoje feita pelo sítio oficial da FPF na Internet, o qual adianta que a atribuição do voto foi decidida «por unanimidade e aclamação» na reunião de quarta-feira do Conselho de Arbitragem, que passou a ser presidido por Vítor Pereira após as eleições de 10 de dezembro.

«O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, reunido a 21 de dezembro de 2011, decidiu atribuir, por unanimidade e aclamação, um voto de congratulação ao árbitro Pedro Proença e colegas de equipa que o acompanharam na fase de seleção, pela sua nomeação para o Campeonato da Europa 2012, a realizar na Polónia e Ucrânia», refere a nota.

Na véspera, a UEFA tinha anunciado que Pedro Proença, da Associação de Futebol de Lisboa, era um dos 12 árbitros principais nomeados pelo seu Comité de Arbitragem para dirigirem os 31 jogos do Euro2012, entre 08 de junho e 01 de julho.

Internacional desde 2003, o árbitro lisboeta, um diretor financeiro de 41 anos, vai estar pela primeira vez na fase final de um Campeonato da Europa, competição na qual será o quinto árbitro português.

António Garrido, no Euro1980 (Itália), Rosa Santos, no Euro1988 (Alemanha) e no Euro1992 (Suécia), Vítor Pereira, no Euro2000 (Bélgica e Holanda), e Lucílio Baptista, no Euro2004, que se disputou em Portugal, foram os árbitros nacionais que estiveram em fases finais do Campeonato da Europa.