Um adepto dinamarquês foi hoje condenado em tribunal ao pagamento de uma indemnização de 251 mil euros à federação de futebol daquele país, devido à agressão ao árbitro do Dinamarca-Suécia, de junho de 2007.

Na sequência do incidente, a UEFA puniu os dinamarqueses com a derrota nesse jogo e a interdição, por dois jogos, do Parken Stadium.

A indemnização agora ditada pelo Tribunal Nacional da Dinamarca é o dobro da que foi decidida num julgamento de primeira instância, da qual o adepto em causa recorreu.

A audiência de apelo considerou provado que o adepto, de 33 anos, devia saber que os seus atos poderiam provocar grandes perdas económicas para a Federação Dinamarquesa de Futebol.

A instituição foi ilibada de qualquer culpa no incidente e a indemnização foi determinada em função da multa aplicada pela UEFA somada às perdas estimadas pelo facto de a seleção ter efetuado os dois jogos seguintes em estádios de menor capacidade para espetadores.

O adepto, batizado pelos órgãos de comunicação dinamarqueses como «o doido do futebol», avisou que declararia falência pessoal se fosse condenado.

Mas parece que não irá precisar de o fazer, pois a federação, segundo o seu secretário-geral, Jim Stjerne Hansen, disse hoje que o mais importante era conseguir uma sentença que fizesse jurisprudência e estabelecesse a responsabilidade civil do infrator.

«Não temos a esperança de receber o montante total da indemnização e estamos dispostos a discutir a quantia da compensação», disse aquele responsável.

A 02 de junho de 2007, numa partida de qualificação para o Euro2008 entre a Dinamarca e a Suécia, o árbitro alemão Herbert Fandel suspendeu o encontro aos 89 minutos, altura em que se registava um empate a três golos.

Momentos antes de ser agredido, havia assinalado uma grande penalidade a favor dos suecos e expulsado o dinamarquês Christian Poulsen.