O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Humberto Coelho afirmou hoje que o estágio da seleção lusa na cidade polaca de Opalenica, antes e durante o Euro2012, será mais barato do que as duas anteriores fases finais.

«Em relação aos números pagos no Mundial2010 da África do Sul e no Europeu de 2008 penso houve uma redução nos custos, em cerca de 30 por cento», frisou Humberto Coelho, em declarações à agência Lusa, aludindo aos custos da permanência no Hotel Remes Sport & Spa, em Opalenica, nos arredores de Poznan.

O “vice” para as seleções nacionais assegurou que os números «são mais baixos» e «têm incluído tudo o que a equipa necessita», reconhecendo a escolha do selecionador português, Paulo Bento, como «normal».

«Eu não conheço o local, mas, como é normal, foi escolhido pelo selecionador e eu penso que está agradado com as condições.

Daquilo que vi e sei, sem ter ido lá, é um local bom, com todas as condições para a seleção, desde os campos, a exclusividade, a privacidade e os centros de imprensa. Penso que o complexo tem todos os requisitos para um bom estágio na fase final», explicou.

Em dezembro de 2011, o jornal polaco “Sport” noticiou que a seleção portuguesa iria pagar 33.174 euros por dia, em Opalenica. Humberto Coelho garantiu que os valores «são muito mais baixos», reiterando que a FPF negociou o preço do estágio e conseguiu boas condições.

«Vieram a lume notícias de que a nossa seleção era a que gastava mais dinheiro, mas nós fizemos uma análise e reparámos que o dinheiro de que se fala inclui tudo, desde os campos, aos centros de imprensa, as salas... Portugal não vai pagar mais nada, enquanto as outras equipas ainda vão ter muita coisa a pagar como extra, porque está tudo incluído. Esses números também nos preocuparam, tentámos sempre fazer o melhor possível: dar as melhores condições e negociar o melhor possível. Foi isso que se fez e penso que as condições foram boas», salientou o dirigente.

Humberto Coelho desvalorizou a escolha de uma localidade polaca para o estágio, apesar de o Grupo B, de Portugal, jogar em Lviv (Alemanha, a 09 de junho, e Dinamarca, a 13) e em Kharkiv (Holanda, a 17), defendendo-se de que a Polónia oferecia melhores condições: «Por exemplo, a Suécia anda à procura de campo para treinar e isso dificulta ao máximo o trabalho da equipa técnica».

«Só há duas equipas que ficam na Ucrânia, além deste país organizador, que são a França e a Suécia. Todas as outras pensaram que seria melhor fazer algumas viagens e aproveitar as melhores condições da Polónia do que ficar na Ucrânia. Penso que foi salvaguardada a distância para que a equipa tenha o descanso e as condições ideais para poder trabalhar», concluiu.

Antes de rumar a Opalenica, que tem início a 04 de junho, a seleção lusa vai cumprir o estágio de preparação no Hotel Marriott, na Praia D’El Rey, em Óbidos, de 21 de maio a 02 de junho, repartindo os treinos entre o campo de futebol da unidade hoteleira e o Estádio Municipal de Óbidos.