As duas das maiores companhias aéreas russas aceitaram hoje a proposta do primeiro-ministro Vladimir Putin de oferecer transporte gratuito para os adeptos locais para a Ucrânia e a Polónia durante o Campeonato da Europa de futebol de 2012.

Na sequência de um encontro do governante com as associações de adeptos, que reiteraram que eram muito dispendiosas as viagens de avião para os países anfitriões da competição, a disputar de 08 de junho a 01 de julho, Putin sugeriu que as duas “gigantes” aéreas, a pública Aeroflot e a privada Transaero, organizassem voos gratuitos para os jogos da Rússia na prova.

«Nós estamos disponíveis para participar nesta iniciativa, mas ainda está em discussão», disse um porta-voz da Transaero à agência noticiosa AFP, acrescentando que o parceiro da companhia, a Gazpromneft-Aero, «concordou em oferecer o combustível para um voo para Kiev».

A Aeroflot também concordou com a iniciativa, mas o número de voos e de destinos ainda não foi definido, afirmou um responsável da transportadora, citado pelo diário russo Vedomosti.

Na primeira fase da prova, a Rússia, que está integrada no Grupo A, vai jogar na Polónia, em Wroclaw, frente à República Checa (08 de junho), e Varsóvia, diante da Polónia (12 de junho) e da Grécia (16 de junho).

Caso cheguem aos quartos de final, os russos podem jogar em Varsóvia ou Gdansk, nas meias-finais em Varsóvia ou Donetsk, na Ucrânia, enquanto a final do torneio vai ser disputada em Kiev.