O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, considerou hoje que a procura de bilhetes para a fase final do Euro2012 de futebol, que rondou os 12 milhões, é um fator indicativo do sucesso da prova.

«O sucesso na procura de bilhetes, com cerca de 12.000 milhões de pedidos para os 550.000 disponíveis mostra que a prova será um sucesso», disse Infantino, numa entrevista publicada na página de internet do governo ucraniano sobre o evento.

Infantino lembrou que o Euro2012 – organizado conjuntamente pela Polónia e pela Ucrânia – «vai ser transmitido para 200 países e visto por mais de 150 milhões de pessoas».

O secretário-geral da UEFA considerou que «a Polónia e a Ucrânia estão prontas para receber a competição», que decorre de 08 de junho e 01 de julho, lembrando que «sete dos oito estádios previstos já foram inaugurados».

O responsável da UEFA referiu que todas as obras realizadas, ao nível de infraestruturas e transportes, terão, a médio prazo, um impacto bastante positivo na economia dos dois países «permitindo a criação de milhares de empregos e a sua afirmação como destinos turísticos».

Infantino referiu que «os organizadores esperam a presença de 1,6 milhões de adeptos nos dois países», acrescentando que as “fanzone” vão continuar a ser uma realidade.

«Criámos a primeira ‘fanzone’ no Euro2004, em Portugal, e tinha capacidade para 15.000 pessoas. No Mundial2006 aumentou para 100.000, devido ao sucesso», disse, acrescentando: «Implicam algum trabalho de organização, mas os benefícios são imensos».

Gianni Infantino considerou que o aumento de 16 para 24 seleções, no Euro2016, «será um grande desafio organizacional, mas trará um aumento de qualidade e competitividade, permitindo que mais associações disputem um evento de alto nível».

A fase final do Euro2012 vai ser disputada por 16 seleções, entre as quais Portugal, que ficou integrado no grupo B juntamente com as suas congéneres de Alemanha, Holanda e Dinamarca.