O presidente da UEFA disse hoje opor-se à ideia do presidente do FC Barcelona de que o organismo pague aos futebolistas durante o Campeonato da Europa de 2012, admitindo que os clubes recebam uma parte dos lucros da prova.

«Não pagaremos aos jogadores convocados para as seleções nacionais durante o Europeu. No entanto, é normal que os clubes que disponibilizam jogadores para a competição recebam uma parte dos lucros do Europeu», afirmou Michel Platini, em entrevista ao jornal “Le Monde”, respondendo a uma solicitação de Sandro Rosell.

O presidente da UEFA alertou para o risco que o futebol europeu corre pelo aumento do endividamento dos clubes, que aumentou 33 por cento em 2011 até aos 1.600 milhões de euros.

«A situação é alarmante», frisou Platini, salientando que a sua proposta de «’fair-play’ financeiro», que impõe um limite máximo de endividamento aos clubes, é uma forma de «salvar o futebol».

Para o dirigente, «é evidente que se as regras comerciais que se aplicam a empresas comerciais se aplicassem ao futebol, há muito tempo que o futebol já teria caído», acrescentando que há equipas que dedicam mais de 100 por cento do seu orçamento aos salários dos jogadores.

«Com o ‘fair-play’ financeiro os clubes sabem que, a partir de agora, há muitas regras que devem respeitar e sabem que podem ser penalizados a partir de 2013», frisou, destacando que estas sanções serão escalonadas, entre a proibição de contratações e a exclusão da Liga dos Campeões.

Graças a este projeto, os clubes europeus vão estar obrigados a limitar os ordenados dos jogadores a menos de 60 por cento do seu orçamento.