Portugal vai estrear o Estádio Nacional de Varsóvia, palco do jogo de abertura do Euro2012 de futebol, a 29 de fevereiro, uma vez que as autoridades polacas cancelaram a Supertaça de sábado por motivos de segurança.

O Légia Varsóvia e o Wisla Cracóvia iam estrear o recinto, mas a polícia não aprovou as condições de segurança do recinto.

«Com o coração pesaroso, mas com a segurança dos adeptos em mente, decidimos cancelar a Supertaça face aos conselhos da polícia. Esta foi a única decisão possível. Mas posso garantir que o desafio com Portugal vai seguramente disputar-se lá», garantiu Grzegorz Lato, presidente da Federação Polaca.

Apesar da dissipação das preocupações com o relvado e a decisão da polícia em retirar as objeções pela falta de barreiras a separar adeptos rivais, as autoridades mantêm a convicção de que persistem «dificuldades logísticas para garantir a segurança».

O hooliganismo está no topo das preocupações dos organizadores do Euro2012: as autoridades temem desafios entre grandes equipas, a exemplo de Wisla Cracóvia e Légia Varsóvia, fortes rivais e com milhões de adeptos no país.

A decisão de cancelar o desafio é o último capítulo da saga relacionada com o estádio que custou 450 milhões de euros - o recinto esteve para ser inaugurado em julho de 2011, mas problemas na construção motivaram o adiamento.

Os atrasos na construção dos estádios, que também têm acontecido na Ucrânia, têm embaraçado os organizadores, desejosos de mostrar serviço no primeiro europeu realizado na Europa de Leste.

A 08 de junho, o estádio de Varsóvia vai ser o palco do jogo de abertura entre a Polónia e a Grécia.

Na Polónia, Gdansk, Poznan e Wroclaw são as outras cidades a receber o Campeonato da Europa, enquanto na Ucrânia foram escolhidas Kiev, Lviv, Donetsk e Kharkiv.