A ministra dos Desportos polaca suspendeu o bónus de cerca de 135 mil euros ao responsável pela construção do Estádio Nacional de Varsóvia, que se demitiu devido aos inúmeros atrasos e dúvidas que têm envolvido o projeto.

O contrato assinado em 2008 com Rafal Kapler, que renunciou ao cargo na segunda-feira, estipulava o pagamento deste prémio, apesar de a inauguração do recinto que vai acolher o jogo inaugural do Campeonato da Europa de 2012, a 08 de junho, ter estado prevista para junho de 2011 e adiada para 29 de janeiro último.

O estádio deveria ter acolhido o primeiro evento desportivo a 11 de fevereiro, com o jogo da Supertaça polaca entre o Wisla Cracóvia e o Légia Varsóvia, mas foi adiado porque a polícia não conseguia garantir a segurança por não ser possível estabelecer comunicação em algumas partes do recinto.

Na sequência da contestação pública, a ministra dos Desportos polaca, Joanna Mucha, suspendeu o pagamento do bónus a Rafal Kapler.

A inauguração do estádio ocorreu em 29 de janeiro, com espetáculos musicais e de fogo de artifício, mas o primeiro evento desportivo deverá ser o jogo particular entre Polónia e Portugal, agendado para 29 de fevereiro.

O recinto, com 58 mil lugares e um custo de cerca de 500 milhões de euros, foi construído especialmente para o Euro2012, que vai ser disputado de 08 de junho a 01 de julho, e vai acolher cinco jogos da competição, três do Grupo A, um encontro dos quartos de final e uma das meias-finais.

Dos oito palcos do Euro2012, este é o único que pode ficar totalmente coberto, com um sistema retrátil semelhante ao aplicado no estádio de Frankfurt, na Alemanha.

Além de futebol, este estádio, que não terá qualquer equipa a utilizá-lo regularmente, pode ter outras utilidades, uma vez que o relvado pode ser retirado – em módulos e não integralmente como a arena alemã de Gelsenkirchen.