A seleção portuguesa chegou esta segunda-feira a Varsóvia onde vai disputar um jogo de caráter amigável na próxima quarta-feira com a Polónia, um dos países anfitriões do Euro 2012.

Este vai ser o primeiro jogo particular da seleção nacional desde que a equipa de Paulo Bento garantiu o apuramento para a fase final do campeonato da Europa com um play-off frente à Bósnia.

Num jogo agendado para a véspera de um clássico entre SL Benfica-FC Porto, Portugal vai baptizar um dos palcos do Euro2012.

Portugal já bateu terreno em Varsóvia para o jogo particular de quarta-feira. Comitiva portuguesa chega à capital polaca com o protocolo de segurança para o Euro2012. Paulo Bento orientou o primeiro treino no Estádio Polónia-Varsóvia para cerca de 200 adeptos.

Reunião em Varsóvia

A manhã começou cedo. A comitiva portuguesa partiu de Lisboa às 9h30 para uma viagem de 2775 km até à capital polaca. Incompleta e sem o capitão, a comitiva liderada por Paulo Bento partiu de Lisboa para Varsóvia com apenas 11 jogadores. Os restantes tiveram que acordar igualmente cedo e seguir diretamente de vários pontos da Europa até ao ponto de encontro: Varsóvia.

Os "caça-autógrafos" e Nani a parar o trânsito

No aeroporto Frédéric Chopin, dezenas de adeptos de futebol concentraram-se na área de chegadas para ver os jogadores da seleção de Portugal.

Envergando camisolas e cascóis de clubes como o Manchester United ou o Real Madrid, os polacos vinham com intenções muito objetivas: sacar o máximo de autógrafos da seleção portuguesa.

De caneta em punho, vagueavam pelo terminal à espera que os ídolos que vêm na televisão saíssem por detrás de portas de vidro. Munidos de pastas recheadas de autocolantes e calendários de jogadores, perguntavam aos jornalistas portugueses quem é que tinha sido convocado por Paulo Bento para poderem escolher previamente os cromos.

Mal viram Nani sair pela porta, apressaram-se a correr para tirar fotos e pedir calendários. À espera do extremo do Manchester United, estavam já elementos da FPF posicionados para garantir a sua segurança. A loucura por Nani foi tão grande que nos poucos metros entre o veículo da FPF e a porta de chegadas devem ter sido assinados mais de uma dezena de autógrafos.

Aproveitando a simpatia do jogador português, os polacos até no meio da estrada pediram autógrafos a Nani, o que condicionou o trânsito por alguns instantes, ora não estivesse o internacional português parado numa passadeira rodeado de uma multidão de polacos.

Segurança em “modo Euro 2012”

As autoridades polacas aproveitaram a estadia da seleção portuguesa, para o jogo particular em Varsóvia, para testar a segurança para o Campeonato da Europa.

De acordo com fonte da FPF, a comitiva portuguesa saiu do aeroporto através de um terminal específico para ser usado pelas equipas de futebol durante o Euro 2012.

Jogadores mostram confiança

Na chegada ao hotel foram vários os jogadores portugueses que prestaram declarações à comunicação social sobre o jogo particular com a Polónia. Os jornalistas polacos também marcaram presença junto ao lobby da entrada do hotel.

Beto, que chegou a Varsóvia via Munique, confessou que está a lutar para merecer um lugar entre os 23 convocados para a fase final do Euro 2012. «Fazer os três, quatro meses que faltam para o campeonato ao melhor nível, para merecer a confiança do treinador», disse o guarda-redes.

Da Turquia vieram Ricardo Quaresma e Hugo Almeida. O ponta-de-lança português referiu que o seu objetivo é «trabalhar» para «marcar golos» para que conquistar a confiança de Paulo Bento, enquanto Quaresma mostrou-se «confiante» por ter regressado aos convocados de Portugal.

Nani referiu a importância do grupo estar novamente reunido depois da conquista do apuramento frente à Bósnia.

«É bom estarmos outra vez juntos, reunidos, para convivermos um pouco mais e nos prepararmos para o Europeu»

Treino com temperaturas negativas

Em Varsóvia, os termómetros estão a oscilar entre as temperaturas negativas e as próximas de zero. Apesar de não haver neve na capital polaca, as baixas temperaturas cortam até aos ossos. Os vestígios de neve estão espalhados um pouco por toda a parte dando uma ténue esperança por uma Primavera preguiçosa.

Quando a equipa de Portugal entrou no relvado do Estádio Polónia Varsóvia os termómetros já tinham mergulhado na zona negativa. Nas bancadas, duas centenas de adeptos não davam grandes sinais de vida, nem sequer quando Cristiano Ronaldo apareceu em público pela primeira vez na Polónia.

Os jogadores foram entrando no relvado com os novos equipamento e aquecendo com a bola. O público foi despertando e Pepe foi quem acabou por arrancar uma das maiores ovações das bancadas do Polónia Varsóvia.

Numa sessão de trabalhos ligeira, Paulo Bento deu descanso a alguns jogadores que tinham vindo competição na véspera. Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani, Ruben Micael, João Pereira, João Moutinho, Pepe, Paulo Machado, Rolando e Hugo Almeida não ficaram até ao fim.

À saída, Nani voltou a dar autógrafos, desta vez nas bancadas, enquanto os restantes companheiros faziam exercícios de finalização com desmarcação de Ricardo Costa, Miguel Veloso, Bruno Alves, Nelson, Manuel Fernandes, Fábio Coentrão, Raul Meireles, Hélder Postiga e do estreante Nelson Oliveira.

A seleção nacional volta a treinar amanhã no Estádio Nacional da Polónia, naquele que será o derradeiro treino antes de defrontar a Polónia, na quarta-feira, num jogo de caráter amigável.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.