A seleção nacional de Portugal encontra-se em Varsóvia para disputar um jogo amigável com a Polónia. João Vieira Pinto, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, recordou com nostalgia os tempos de futebolista e confessou que já tinha saudades do ambiente de estágio.

«Deixei de jogar há quatro anos e acho que já passei essa fase. Mas há, naturalmente, coisas das quais tenho saudades de quando jogava, por exemplo: O tipo de estágio que estamos a fazer aqui neste momento, o facto de estar na outra mesa, o que muda tudo», começou por dizer o ex-internacional português à porta da unidade hoteleira onde está a seleção nacional.

Pensar no melhor para o Euro 2012

O diretor federativo para as seleções principal e de sub-21 afirmou que Portugal tem condições para fazer um grande campeonato da Europa em 2012 mas lembra que Alemanha, Holanda e Dinamarca, adversários na primeira fase, são «seleções fortes, ambiciosas e com uma enorme experiência».

«No futebol tudo é possível. Reconhecendo que temos qualidade, jogadores de grande qualidade e uma boa equipa, porque não pensar no melhor? Temos esse direito, como todas as outras seleções», afirmou João Pinto.

Objetivo: Passar a primeira fase

O campeonato da Europa começa apenas em junho mas já se fala nos objetivos mínimos que a seleção nacional tem de atingir. Ronaldo publicou no Facebook que tem como meta vencer o Euro2012 e Paulo Bento apontou aos quartos-de-final. João Vieira Pinto é mais pragmático e, rejeitando qualquer discordância com o capitão ou o selecionador, aponta uma meta a mais curto prazo.

«Eu creio que estão a fazer confusão, para sermos campeões europeus temos de passar a primeira fase. Passando a primeira fase, de facto, tudo é possível e temos todo o direito de pensar no melhor e o Paulo Bento foi por aí, do meu ponto de vista. Passar a primeira fase é a grande preocupação, não se pode ser campeão europeu sem passar a primeira fase, mas os objetivos são os mesmos», apontou o ex-internacional português.

Euro2000 como exemplo

João Vieira Pinto admitiu que o Euro2000, quando Portugal defrontou Alemanha, Inglaterra e Roménia na fase de grupos, pode servir de exemplo para a próxima competição continental.

«O que se fez no passado no Campeonato da Europa de 2000 é, naturalmente, um exemplo que esta seleção pode seguir. E eu estou convencido que assim será. É, de facto, um exemplo de que sendo um grupo forte é possível passá-lo e é com esse objetivo que se vai encarar a primeira faz», salientou, acrescentando que Portugal «tem competido com os melhores vai continuar a fazê-lo».

A seleção portuguesa de futebol realiza hoje o último treino antes do jogo particular com a Polónia, na quarta-feira, no novo Estádio Nacional de Varsóvia, a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

Após o ensaio, que vai realizar-se à porta fechada e terá apenas os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social, segue-se a conferência de imprensa do técnico de antecipação ao encontro, que vai ser disputado no recinto do jogo inaugural do Euro2012 entre a Polónia e a Grécia, a 08 de junho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.