O futebolista Slawomir Peszko foi esta terça-feira excluído das escolhas da seleção polaca para o Euro2012, depois de se ter desentendido com um taxista, quando estava sob a influência de álcool.

Peszko, que milita nos alemães do Colónia, foi detido pela polícia alemã na noite de sábado, após uma saída com o companheiro de seleção Marcin Wasilewski, defesa dos belgas do Anderlecht.

O treinador da seleção polaca, Franciszek Smuda, afirmou hoje que «tremeu de raiva» ao ter conhecimento do sucedido, sublinhando que «Peszko está fora, por ser uma reincidência».

«Ele não vai estar na minha equipa. Fim da história», acrescentou Smuda.

Sobre Wasilewski, o selecionador reconheceu que «se descobrir que ele estava sob influência [do álcool], como Peszko, também ficará de fora».

O Colónia já emitiu um comunicado sobre a situação, referindo que Peszko «foi descartado da equipa até novo aviso», por ter «consumido álcool e discutido com um taxista».

Através do clube, o futebolista polaco emitiu um pedido de desculpas, reconhecendo que está «muito arrependido» por ter «cometido um erro».
«Estava no local errado à hora errada e não agi de forma profissional», disse o jogador.

Peszko conta com 26 internacionalizações pela seleção da Polónia, tendo feito a sua estreia em novembro de 2008, sob as ordens do técnico holandês Leo Beenhakker, e permanecido como uma das escolhas de Smuda, que ocupa o cargo desde outubro de 2009.

A Polónia, juntamente com a Ucrânia, são as seleções anfitriãs do Euro2012, que arranca a 08 de junho em Varsóvia e termina a 01 de julho em Kiev.