O presidente da UEFA, Michel Platini, considerou hoje “bandidos e vigaristas” os responsáveis que estão a inflacionar os preços dos hotéis na Ucrânia, na tentativa de tirarem proveito do Euro2012 de futebol.

«É aborrecido ter feito um grande investimento e dizer às pessoas que não podem vir porque há bandidos e vigaristas que querem fazer muito dinheiro com este Europeu», disse Platini durante uma visita à cidade anfitriã de Lviv, na Ucrânia.

O presidente do organismo europeu de futebol disse estar preocupado com a situação e revelou esperar que as autoridades possam fazer algo para que os acordos sejam respeitados.

A menos de dois meses do início do Europeu, que é organizado conjuntamente por Polónia e Ucrânia, o “alarme” tem disparado devido à política de preços praticada pelas unidades hoteleiras ucranianas.

«Não podes alterar [o preço de um quarto] de 40 para 100 euros e depois para 500, assim sem mais nem menos, de um dia para o outro, isso não se faz», disse Platini.

O dirigente indicou que alguns hotéis não estão a respeitar os contratos feitos antes do campeonato.

«Espero pela vossa saúde [Ucrânia] que os contratos que os hotéis fizeram sejam respeitados, caso contrário as pessoas não vão aparecer», acrescentou.

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Borys Kolesnikov, político responsável para a área do Euro2012 e que se encontrava ao lado de Platini, prometeu tomar as medidas necessárias nos próximos 30 dias, de modo a resolver o problema.

Ainda hoje o presidente da UEFA irá, juntamente com o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, inaugurar um novo terminal no aeroporto em Lviv, uma das cidades que sempre foi vista como uma das que mais intervenção necessitava em infraestruturas.

Lviv é uma das cidades onde Portugal jogará, juntamente com Kharkiv, com a equipa das quinas a estar integrada no grupo B, juntamente com Holanda, Alemanha e Dinamarca.