A UEFA tem ainda 50 mil bilhetes para vender para os jogos do Euro2012 de futebol a decorrer na Ucrânia, onde cresce a preocupação dos organizadores com a especulação dos preços na hotelaria.

«Não é segredo que a procura é consideravelmente mais alta na Polónia do que na Ucrânia. Na Polónia, praticamente já esgotamos os ingressos. Na Ucrânia, temos ainda uns 50.000, mas de um total de 1,4 milhões», revelou Pedro Correia, responsável da UEFA pela logística dos bilhetes.

O dirigente português lembra, no entanto, que as vendas estão dentro das previsões, mesmo perante o facto das federações «na última fase de venda, que termina agora, não requisitarem todos os bilhetes a que tinham direito».

«Certamente, tem a ver com diferentes razões. Provavelmente a situação económica na Europa, o custo da viagem e da estadia», acrescentou.
Pedro Correia divulgou as estimativas da UEFA: «Habitualmente, o nosso objetivo é de 95 por cento, pois é impossível a totalidade. Estamos dentro desse parâmetro. Acho que estaremos em 96 ou 97 por cento. No Euro2008 da Áustria e Suíça, vendemos 60.000 à última hora, por isso esta situação não é invulgar».

Mais preocupante para a UEFA é a escalada de preços na hotelaria, com a agravante do mais de um milhão de adeptos esperados no evento ter à disposição, acima de tudo, oferta de baixa qualidade.

Em visita ao país no início do mês, o presidente da UEFA, Michel Platini, atacou os «bandidos e vigaristas» que vêm os adeptos ocidentais como uma forma fácil de fazer dinheiro rápido por serviços de qualidade mais do que duvidosa.

As más acessibilidades a Donetsk, cidade onde se jogará, entre outros, o Inglaterra-França do grupo D, também têm dado dores de cabeça, até porque os habitualmente fervorosos adeptos ingleses apenas compraram metade dos sete mil bilhetes à sua disposição para esse jogo.

O Euro2012 principia a 08 de junho em Varsóvia e termina a 01 de julho em Kiev: Portugal integra o “grupo da morte” (B) no qual defronta a Alemanha a 09 de maio, a Dinamarca a 13 e Holanda a 17.