O Euro2012 vai ser palco da campanha “Respeito” promovida pela UEFA, com a emissão de um anúncio televisivo no intervalo de todos os jogos e estão previstas também trocas de camisolas entre futebolistas.

Entre os embaixadores da campanha estão ex-jogadores como o dinamarquês Peter Schmeichel e a alemã Steffi Jones, o responsável da arbitragem da UEFA, o italiano Pierluigi Colina, e o treinador alemão Ottmar Hitzfeld.

Na emblemática troca de camisolas, ação que já teve adesão do francês Karim Benzema e do holandês Clarence Seedorf, pretende-se simbolizar o respeito entre rivais.

O anúncio televisivo terá 30 segundos e será emitido nos intervalos dos jogos.

Com a campanha, a UEFA espera que «haja uma conexão entre jogadores e adeptos, incentivando a todos a trocar camisolas como sinal de respeito pela diversidade», prevendo que se crie «um ambiente amigável em torno do Euro2012 e estimule assim o bom comportamento dos adeptos».

O mote de troca de camisolas, que se crê existir desde 1931, e a iniciativa “Respeito” vão chegar aos adeptos igualmente através de um site criado para o efeito (www.exchangeyourjersey.com) e em cartazes espalhados por oito cidades europeias.

O início dos quartos de final da prova será dedicado ao programa “Respeite a Inclusão”, para fomentar o aumento do acesso dos deficientes, e as meias-finais ao tema “Respeite a Diversidade”, mostrando o compromisso da UEFA contra o racismo.

O Campeonato Europeu de futebol realiza-se entre 8 de junho e 1 de julho na Polónia e Ucrância, estando Portugal integrado no Grupo B da competição, juntamente com Alemanha, Holanda e Dinamarca.